Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Bandeira Azul de Peró: Ano de 2021 pode ter temporada plena da praia

A previsão foi feita pelo Secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de maio de 2020 - 11:02
Nas duas últimas temporadas, os hasteamento se deram apenas por períodos curtos.
Nas duas últimas temporadas, os hasteamento se deram apenas por períodos curtos. -

A Bandeira Azul da Praia do Peró poderá ser hasteada no fim do ano para uma temporada plena, de 12 meses. A previsão foi feita pelo Secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, ao acompanhar a coleta de água de maio. O exame, uma exigência do projeto Bandeira Azul, é feito de 20 em 20 dias para atestar a qualidade da água, requisito primordial para as praias que desfraldam o título internacional de qualidade.

Mário Flávio explicou que já foram feitas coletas de água, com resultados excelentes, ao longo de dois anos, o que permite à coordenação local da Bandeira Azul a pleitear o hasteamento da bandeira pelo período pleno. Nas duas últimas temporadas, os hasteamento se deram apenas por períodos curtos (no verão) porque o número de coletas dera insuficiente.

"Nestes dois anos, os exames, feitos em laboratório oficial autorizado pelo projeto Bandeira Azul, atestaram a qualidade excelente das águas da praia do Peró. Ao todo, são 34 exigências para mantermos a Bandeira Azul no Peró, mas a qualidade da água é essencial", explicou, destacando também a importância do ordenamento para que se mantenha o selo.

A temporada 2019/2020 da Bandeira Azul foi encurtada por causa da interdição da praia devido à pandemia do covid 19. A praia continua interditada, com proibição de aglomerações e banho. A Bandeira Azul foi um pedido de ambientalistas, moradores e ambientalistas através do movimento Amigos do Peró, que contou com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio nas últimas três gestões para formalizar a candidatura e atender as exigências da coordenação nacional do projeto.

"Já foi feito o pedido para a renovação da Bandeira Azul para o período pleno. A candidatura é submetida ao júri nacional e depois ao internacional, que se reúne em Copenhague. Se tudo correr como esperamos, vamos novamente hastear a bandeira em novembro ou dezembro", previu Mário Flávio.

Durante a pandemia, a comunidade está se reunindo com os principais candidatos à Prefeitura de Cabo Frio para garantir a continuidade do projeto Bandeira Azul nos próximos anos. A candidatura precisa ser renovada anualmente para garantir o cumprimento das exigências da coordenação nacional do projeto.

"A melhora substancial da qualidade do turismo, o ordenamento da praia no trecho certificado e a chegada de novos hotéis, gerando emprego e renda, são conquistas que precisamos assegurar e buscar novos empreendimentos. Para isso, precisamos do apoio da atual e da futura gestão", disse o ex-deputado e ex-prefeito de Petrópolis, Leandro Sampaio, que integra os Amigos do Peró.

Matérias Relacionadas