Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Criador do site 'Sim, São Gonçalo' entrevista personalidades da cidade

Matheus Graciano disponibiliza o conteúdo em podcast e no Youtube

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de maio de 2020 - 22:15
Matheus Graciano entrevista personalidades gonçalenses sobre temas gerais e outros tópicos comuns ao cotidiano de São Gonçalo
Matheus Graciano entrevista personalidades gonçalenses sobre temas gerais e outros tópicos comuns ao cotidiano de São Gonçalo -

Por Rennan Rebello

Durante o isolamento social adotado pelas autoridades como forma de evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19) na população, além, de mudar a rotina de todos também criou novas formas de interação através da internet. Partindo deste pressuposto, o 'radar' de O SÃO GONÇALO segue sintonizado no que ocorre em seu município no mundo virtual e inicia mais uma série, desta vez, intitulada como 'Talk shows no isolamento social', já que neste período de distanciamento o consumo de conteúdos audiovisuais na internet aumentou, como as entrevistas, que são assistidas nas redes sociais. No entanto, além de acompanhar programas famosos, os gonçalenses também tem seus próprios formatos, entrevistadores e entrevistados. E o portal osaogonçalo.com.br irá entrevistar alguns destes idealizadores locais. 

O primeiro entrevistado por OSG é o morador do bairro do Paraíso, o desginer Matheus Graciano, dono do 'Sim, São Gonçalo' (site especializado e dedicado aos assuntos do município), teve uma ideia durante a quarentena, a de criar o programa 'Fala com Matheus' (disponível em podcast nas plataformas digitais e em vídeo no Facebook e Youtube) para conversar com moradores do município sobre temas internacionais, nacionais e/ou peculiares aos munícipes. 

"O 'Fala com Matheus' é uma cria da quarentena. No início dessa crise da covid-19, vi que as transmissões ao vivo, que já são conhecidas popularmente como “lives”, explodiram na rede. Resolvi fazer também, mas trazendo as pessoas da cidade, que tem muito a compartilhar. A ideia é continuar a fazendo o que já faço no 'Sim, São Gonçalo': trazer as conversas globais para o cotidiano local, da cidade.  Isto é um desejo antigo de fazer rádio. Que nesse caso, é o podcast. Aliás, sempre gostei de rádio. Era um garoto que decorava todas as estações, sabia os top 10, conhecia os locutores e tudo mais. Por isso resolvi apostar nessa mídia antiga, que se modernizou no formato podcast. Faço a live no Facebook, com o convidado da semana, e posteriormente publico o podcast, que pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Castbox, Apple Podcast, entre outros players. Depois, as lives também ficam disponíveis no meu canal do Youtube", disse Matheus, de 34 anos, que conta com o apoio incondicional dentro de casa, da sua esposa, a oceanógrafa Nãnashaira, 34; e de seu filho, o pequeno Martin, de um ano e meio.

"Minha esposa também é de São Gonçalo e acompanhou toda a saga do 'Sim, São Gonçalo' desde o início. Sempre deu apoio em tudo. Já tivemos muitas ideias andando de barcas e Coesa e ABC (viações de ônibus)", comentou o comunicador que também revelou qual é o seu critério para a escolha dos convidados.

"A escolha dos convidados é a parte mais fácil. É quase uma década conhecendo gente interessante na cidade e no Leste Fluminense. E como curto falar sobre diversos assuntos, a abordagem fica ampla. O resultado está sendo ótimo! Especialmente pelo fato de estar tendo contato com pessoas que não conhecem esse nosso "ecossistema" de pessoas interessadas nos problemas, soluções e peculiaridades de São Gonçalo. O que dá ainda mais motivação para continuar", comentou.

Assista a entrevista mais recente do 'Fala, Matheus' cujo o tema foi: A Grande Alcântara e seus desafios com o escritor gonçalense Mário Lima Jr

Além da paixão pela comunicação radiofônica, a música, também está neste contexto. Matheus que já foi integrante do São Bloco (escola de ritmos de origem gonçalense), recentemente, lançou o samba "Sim, eu sou de São Gonçalo" (disponível nas plataformas digitais) que evoca o seu amor incondicional por sua terra.

"A música ainda é uma ferramenta muito importante na minha vida. Tanto que, em setembro de 2019, no aniversário da cidade (no dia 22), lancei a música tema "Sim Eu Sou de São Gonçalo". Uma mistura de samba e rap que transforma a cidade em música, mas através de seus bairros. São Gonçalo é uma cidade privilegiada por ter "São Gonça", a música criada por Gabriel Moura e Seu Jorge, já famosa em todo o Brasil. Por isso a minha ideia foi ir mais fundo, falando dos nossos bairros. E um detalhe: toda a música foi produzida na cidade. Quem produziu foi Ewerton Freitas, o Mola, no estúdio dele ali na Mangueira. E o vídeo, disponível no Youtube, é uma produção de Alan Costa, um videomaker de mão cheia, do Portão do Rosa", explicou Matheus, que também contou a sua época de São Bloco.

"A música sempre foi um esporte, um "hobby" para mim. Quando adolescente, era músico na igreja católica, e também participava dos EACS (Encontros de Adolescentes com Cristo), tanto na na Nossa Senhora das Graças (Porto Velho), quanto na Nossa Senhora Aparecida (Patronato). Depois parei com tudo. Só voltei em 2014, quando criei o São Bloco, o projeto da Escola de Ritmos no Tamoio, com meu amigo, André Churros. E como o bloco tinha uma banda, eu tocava e cantava nos eventos. Em 2018, quando meu filho nasceu, saí, por conta do tempo. Mas deu tempo de gravar um álbum com as músicas que tocávamos. Se buscar por "São Bloco" ou "Matheus Graciano" nas plataformas de música, acham o álbum inteiro.", relembrou.

Escute a música 'Sim, eu sou de São Gonçalo' composta e interpretada por Matheus Graciano

Para quem pensa que as homenagens a São Gonçalo pararam apenas na música e em seus trabalhos online, está enganado. Pois, Matheus, batizou a sua agência de publicidade como um objeto muito tradicional no céu gonçalense.

"A ideia de chamar a agência de Caffifa foi, justamente, pelo fato da palavra ser tipicamente nossa (em outros lugares cafifa é conhecido como pipa), de São Gonçalo. E da mesma forma que fazemos com as cafifas, eu ponho sites no ar", finalizou.  

Para quem quiser conhecer mais o trabalho de Matheus Graciano basta acessar ao site: simsaogoncalo.com.br

Confira outra entrevista do 'Fala com Matheus' com o escritor Erick Bernardes, autor do livro 'Cambada' que reúne crônicas sobre a origem de diversos bairros e sub-bairros de São Gonçalo

Matérias Relacionadas