Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Nutricionista de Jojo Todynho dá dicas de como não ganhar quilinhos a mais na quarentena

Confira as dicas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de maio de 2020 - 10:17
Inverno também é uma época propícia para engordar
Inverno também é uma época propícia para engordar -

A nutricionista Renata Pigliasco, que cuida da saúde e alimentação de Jojo Toddynho dá dicas de como não engordar no inverno. O friozinho é um ótimo pretexto para comer besteiras, principalmente na atual situação, onde estamos confinados por conta da quarentena. Por isso, muita gente acaba ganhando uns quilinhos a mais e perde o foco na alimentação saudável. Pensando nisso, a nutri Renata dá algumas sugestões para se manter firme na alimentação saudável.

"No inverno, a tendência é que o metabolismo esteja aumentado. Temos uma temperatura própria e estável. Quando a temperatura do meio ambiente cai, a tendência é que por condução, a temperatura corporal caia também. Como temos que compensar para não haver essa queda da temperatura no nosso organismo e manter a homeostase, produzimos mais calor para estabilizar a temperatura corporal. Assim pegamos a reserva energética do nosso corpo para transformar em calor. A partir do momento que começa a “atacar” essa reserva para produzir mais calor, pode se ter uma sinalização positiva da fome, por fenômenos compensatórios. A partir do momento que se queima gordura, baixa se a leptina e aumento da fome. Então, é bom aproveitarmos o inverno, pois é uma época própria para gastar mais calorias. Mas devemos equilibrar a alimentação e utiliza  estratégias para inibirmos a fome. Além do estado fisiológico, temos o emocional, já que buscamos um conforto na comida quente. Diminuindo a ingestão de comidas mais leves como saladas e frutas". Explica a Nutri.

Algumas dicas da Nutri:

Dicas:

1. Ingestão de chá é uma forma de aquecer o corpo e é uma bebida que não tem calorias e ainda trás vários benefícios a saúde. Como chá verde, gengibre, hibisco, mulungu com alfazema.

2. Especiarias para acelerar o metabolismo como: gengibre, pimenta, canela, cúrcuma, cominho, curry, semente de mostarda.

3. Substituir o jantar por sopa. Só preste atenção nos ingredientes da sopa. Sempre colocando legumes poucos calóricos como: abobrinha, berinjela, chuchu, couve flor, aipo, brócolis, repolho, couve, espinafre, vagem e uma proteína magra. Não exagere no carboidrato (Batata doce, aipim, inhame, batata baroa, arroz integral), escolhe apenas um para colocar na sopa. No almoço uma sopa de entrada pode ajudar na saciedade. E se possível sopa em pedaços para estimular a saciedade. 

4. Na vontade de doce, pode fazer frutas no forno ou no micro-ondas, como por exemplo banana assada com canela.

5. Utilizar nos lanches fibras para aumentar a saciedade como: semente de chia, farinha de linhaça, farelo de aveia, farinha de maracujá. Receita de mistura de farinhas para saciedade:1 colher de café de farinha de linhaça, semente de chia, farinha de maracujá, farelo de aveia e psillium misture as farinhas e coloque com iogurte.

Matérias Relacionadas