Em tempos de coronavirus, mundo do samba cria 'hino' de conscientização
Música de autoria de Dudu Nobre, Zé Paulo Sierra e Diego Nicolau faz sucesso nas redes sociais

Por Sérgio Soares
Em graves tempos de crise, provocada pela pandemia do coronavírus, nada melhor do que um belo samba enredo para unir e conscientizar as pessoas em prol de um mundo melhor. Pensando assim, Dudu Nobre, Diego Nicolau e Zé Paulo Sierra, três 'craques' da folia, criaram a música 'O samba é o porta voz', que já ganhou o mundo através das redes sociais, nas vozes dos autores e também de alguns intérpretes das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.
O samba foi produzido e gravado no melhor estilo de prevenção contra o coronavírus, sem aglomeração de pessoas e por telefone e com todos os envolvidos em casa. Dudu Nobre lançou a ideia e convocou Diego e Zé Paulo, dois permanentes parceiros, com quem está habituado a dividir parcerias e concursos de samba enredo no eixo Rio-São Paulo. E tudo fluiu naturalmente, através de troca de idéias em um grupo de WhatzAap. Com letra, melodia e harmonia consolidados, entrou em cena o maestro Duzinho Soares, que montou as bases musicais e de bateria, a partir da canção enviada por voz e cavaco de Dudu Nobre.
Com tudo pronto, os cantores das agremiações foram convocados para dar a interpretação final ao samba. Além de Dudu, Diego e Zé Paulo, estão no vídeo Neguinho da Beija-Flor, Quinho, Marquinhos Art Samba, Igor Sorriso, Wantuir, Evandro Malandro, Diego Nicolau, Gilsinho, Ito Melodia, Tinga, Wander Pires, Fredy Viana e Royce do Cavaco, os dois últimos de agremiações paulista. Fruto da produção ediçãoda Leme Filmes, o DVD já ganhou milhares de acessos nas redes sociais. "A música remete as pessoas a um momento de reflexão para esse momento que estamos vivendo. Uma forma de chegarmos a um mundo melhor após tudo isso passar", afirmou Dudu Nobre.
Diego Nicolau, que é intérprete da Unidos de Padre Miguel, vice campeã da Série A esse ano - conquistada pela Imperatriz leopoldinense - diz que o momento de de união e conscientização. “Procuramos dar a nossa colaboração, como sambistas do Carnaval, mostrando que esse segmento está atento e mobilizado para também tentar reverter esse momento que estamos vivendo", afirmou”, disse Diego Nicolau. A mesma opinião tem Anderson Lemos, parceiro de Diego e um dos integrantes do grupo de compositores que venceu esse ano, simultaneamente, na Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Cubango. "Essa música mostra que o mundo do samba está unido", finalizou.
Confira abaixo o samba-enredo:
O samba é o porta voz:
Dudu Nobre/ Zé Paulo Sierra/ Diego Nicolau
Senhor, me diz o que fazer nesse momento
Nos dê a paz, a luz do livramento
Não quero sucumbir à escuridão
Senhor, nos dê um rumo, um prumo, a fé me guia
Axé, amém, shalom, salve rainha
Que a mão de Deus vai nos abençoar
Agô por tanta ingratidão
Perdão pro mundo se salvar BIS
Agô meu velho, Atotô!
Oh Santo Lázaro, nos perdoai!
De um mundo doente, descrente de tudo
Sofre decadente por falta de amor
Crianças, pretos, brancos, favelados
Patrões, idosos e desempregados
Caminham juntos sob a ganância
“Desgovernados” pela ignorância
Oh, mãe gentil, que sejas nossa consciência
Levando toda essa demência
Pra longe do Brasil
É hora de unir, somos irmãos
Lavando a alma, a mente e as nossas mãos REFRÃO
Se o mundo precisa de cada um de nós
O samba é porta-voz!