Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Banda de percussão sinfônica busca apoio na comunidade de São Gonçalo

A banda reúne jovens de diversas idades e os incentiva com a música

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de março de 2020 - 15:43
O grupo precisa de uniformes e instrumentos para a apresentação
O grupo precisa de uniformes e instrumentos para a apresentação -

Por Ana Carolina Moraes*

Talento é o que não falta no município de São Gonçalo. Além de cantores e atores, o local também pode contar com bandas dos mais diversos tipos, desde rock até a percussão sinfônica. É o caso do pessoal da Comserp, que vem batalhando para conquistar o seu lugar no mundo da música e na área da sinfonia. No entanto, as coisas nem sempre são fáceis e esse pessoal tem visto isso em sua vida. 

A Comserp surgiu em 2018 com o apoio do Colégio Municipal Ernani Faria e reuniu o talento de diversos jovens de São Gonçalo e Niterói. No entanto, em 2019, a escola foi assaltada e a sala de música depredada. É o que conta o maestro da Comserp, Kevin Serpa.

"A escola foi assaltada e perdemos todo o nosso material. Quebraram baqueta, instrumento, roubaram uniforme e, a partir daí fomos para uma outra escola, que não tinha a ideia de seguir com banda e campeonato. Por isso, tivemos que sair de lá também", contou o maestro que mora no Barro Vermelho. 

Depois de muita luta, o pessoal da banda conseguiu se estabilizar com o apoio do C.E Mullulo Da Veiga, que forneceu um espaço e alguns instrumentos para eles. A partir daí, a banda se tornou independente e tem o objetivo de ajudar os mais diversos jovens de comunidades locais, evitando que acabem indo para o mundo do crime. 

"Criamos a ideia da banda independente depois do problema da escola e resolvemos fazer algo para não deixar essa galera sem música", contou Kevin. 

De 2019 para cá, o grupo já venceu o primeiro lugar em diversos concursos, como o Confaban Copa Interestadual - Engenheiro Passos em Resende e a Confabanq em Queimados. A Comserp também ganhou medalhas no Primeiro Concurso de Silva Jardim, no Concurso de Bandas em Iguaba Grande e no Confacelb Copa Carioca de Bandas e Fanfarras. Além de estarem em desfiles cívicos e na Marquês de Sapucaí com a escola de samba mirim da Vila Kennedy. Agora, o grupo se prepara para o próximo desafio: a Copa Interestadual Confaban, que ocorrerá em junho, em Resende

No entanto, apesar de o C.E Mullulo da Veiga estar disponibilizando um espaço, o grupo busca desenvolver seus talentos em um lugar deles, que possa caber mais gente e seja mais confortável. Além disso, desde que foram roubados, o grupo não conta mais com todos os instrumentos e pedem esse auxílio. 

"A banda ajudou a mim porque quando você aprende música, dá vontade de aprender e ficamos o dia rodo querendo aprender", contou Gabriel Vianna, jovem morador de Neves e percussionista da banda. 

"É muito interessante porque tiveram pessoas que já estavam envolvidas com pessoas erradas e viram outro caminho", disse Rafaela Machado, moradora do Pita e instrumentista na banda. 

Com todos esses depoimentos e a paixão pela música, os 15 jovens do município de São Gonçalo que são envolvidos com a banda pedem apoio para que alguém ceda um espaço e ajude nos instrumentos do grupo. Caso alguém tenha o interesse, basta entrar em contato com Kevin Serpa, pelo telefone (021) 98750-9546. 

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas