Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Clube de leitura de S.Gonçalo debaterá livro com temática sobre o Afeganistão

Obra 'O Livreiro de Cabul' foi escolhida para o encontro no dia 4 de março

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de fevereiro de 2020 - 15:47
Obra 'O Livreiro de Cabul' foi escolhida para o encontro no dia 4 de março
Obra 'O Livreiro de Cabul' foi escolhida para o encontro no dia 4 de março -

Rennan Rebello

Na primeira quarta-feira após a 'quarta de cinzas', o 'Quixote - Clube de Leitura' de São Gonçalo, terá o seu próximo encontro no dia 4 de março, às 19h, na biblioteca do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), no bairro do Zé Garoto. E a obra escolhida desta vez para o debate entre os membros será o 'O Livreiro de Cabul' que foi escrito pela jornalista norueguesa Åsne Seierstad, em 2002. O evento cultural é gratuito e aberto ao público.  

Na última reunião do 'Quixote', 'O conto da Ilha Desconhecida', do escritor português José Saramago, foi debatido. Na época, O SÃO GONÇALO divulgou este encontro e acabou atraindo mais dois adeptos ao clube de leitura gonçalense. Já que a professora de Língua Portuguesa, Deborah Nascimento, 53, e seu filho, André Vinicius da Conceição, 15, ambos moradores do bairro Trindade, souberam desta atividade na cidade através da reportagem de OSG e compareceram ao debate literário.

"Descobri (o evento) lendo notícias no meu celular e depois liguei para o ICBEU. Meu filho e eu lemos o conto (de José Saramago) no kindle (plataforma que disponibiliza livros em formatos digital). A experiência foi ótima e é maravilhoso (ter um clube de leitura em São Gonçalo) já que temos pouca opção de lazer",  disse Deborah que também revelou a razão de ter adotado o hábito de ler e-books (livros digitais).

"Adoro o livro (físico), mas a estante está muito cheia. Já que minha filha também lê muito", finalizou a professora.

Mais sobre o 'Livreiro de Cabrul' - Åsne Seierstad escreveu sobre Sultan Khan que desafiou autoridades locais para promover o hábito de leitura aos moradores de Cabul, capital do Afeganistão. Por este ato, Sultan foi preso e teve seu acervo queimado nas ruas. A escrita de Åsne também dá um panorama sobre a cultura afegã sob seu ponto de vista conforme descreve os personagens da trama de seu livro-reportagem (romanceado).

Matérias Relacionadas