Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Veja os alimentos que podem ajudar a conquistar o bronzeado perfeito para o verão

A alimentação influencia em todos os aspectos do corpo, inclusive na pele

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de janeiro de 2020 - 15:46
A alimentação influencia em vários aspectos do corpo humano, inclusive no bronzeado
A alimentação influencia em vários aspectos do corpo humano, inclusive no bronzeado -

Por Tatiane Gomes*

Com 2020 começando, o período de férias e praia toma conta da rotina dos brasileiros. E com isso, vem o desejo de conquistar o bronzeado perfeito para iniciar o ano de forma diferente. Porém, apenas ficar no sol não é o suficiente para conquistar uma cor a mais, já que o corpo precisa estar preparado para recebê-la de forma saudável, segundo avaliou a nutricionista Flávia Freitas.

A alimentação influencia em vários aspectos do corpo humano, e para absorver tudo aquilo que o sol pode oferecer, é necessário que o corpo receba os nutrientes certos.

Os mais indicados são aqueles alimentos que contém vitamina A e betacaroteno, que contribuem para a produção de uma cor saudável após um período de exposição ao sol.

"Essas substâncias ajudam na formação da melanina, são estimuladores. Eles serão responsáveis pela pigmentação da pele e também pela proteção contra a radiação solar. O betacaroteno é um precursor para produção da vitamina A no organismo, atuando assim em um bronze perfeito e duradouro", explica Flávia.

Ainda segundo a nutricionista, os principais alimentos que contém essas substâncias são: beterraba, abóbora, acerola, cenoura, mamão e também os folhosos verde escuro como agrião, rúcula, couve e espinafre. Além dos ricos em ômega 3 como quinoa, nozes, peixes e óleos de origens vegetais, que ajudam na absorção do betacaroteno pelo organismo.

Contudo, para que o bronzeado seja de fato perfeito, a pele deve estar protegida da radiação solar, evitando queimaduras. A vitamina A, os licopenos e o selênio também são substâncias presentes em alimentos que ajudam na proteção contra os raios UVs.

"O licopeno, o selênio e a vitamina A estão presentes na beterraba, no morango, melancia, goiaba, tomate, pimentão vermelho, alho, castanha do pará e repolho", continuou Flávia Freitas, que recomenda o consumo dos alimentos uma semana antes, para um resultado mais eficaz.

Apesar de os alimentos terem a capacidade de deixar a pele mais forte e pronta para o bronzeamento, é imprescindível que ela esteja hidratada, então é importante seguir a recomendação médica principal: beba água, se mantenha hidratado nesse verão e use protetor solar.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas