Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Show 'Violão Orixá' integra programação do aniversário de Niterói

Espetáculo inédito homenageia grande mestre da música, João de Aquino

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de novembro de 2019 - 16:01
Imagem ilustrativa da imagem Show 'Violão Orixá' integra programação do aniversário de Niterói

No dia 22 de novembro, sexta-feira, quando a cidade de Niterói comemora 446 anos, a Sala Nelson Pereira dos Santos vai apresentar, às 20h, “Violão Orixá”, um espetáculo inédito, que conta com a participação de importantes nomes da música brasileira, em uma homenagem ao grande mestre da música, João de Aquino.

O show entra no Terreiro Grande do violão brasileiro e transborda os limites de primas e Bordões, no contato íntimo entre o ‘morro’ e o Asfalto do cancioneiro popular.

“Violão Orixá” celebra esse mestre da música aos 74 anos de idade.

Mais sobre João de Aquino:

Neto de maestro, primo de Baden Powell, em sua trajetória com Beths, Emílios, Elizeths, Martinhos, Candeias, Claras, Ivones, Cachaças, Sargentos, Lenys, Simones, Rabelos, Carrilhos, Caubys, Ribeiros, Claras, Elzas, Clementinas, Xangôs, Hermínios, Blancs, Nadinhos, Confetes, Peranzzettas, Mouras, Zezés... João de Aquino compõe, arranja, produz, dirige e toca fundo o moderno e o ancestral em sua vasta obra premiada. E também na música instrumental brasileira, com seus discos autorais Violão Viajeiro, Terreiro Grande, Asfalto, João de Aquino e Maurício Carrilho, Patuá, Carta Marcada, Bordões e Sabor.

Seu toque de Midas lhe deu muitos prêmios como Disco de Ouro, Prêmio Sharp, Chave de Ouro, e Festival da Música. Foi produtor musical de grandes gravadoras como Odeon, Continental, Warner e CBS, assim como dos programas Globo de Ouro e Fantástico, da Rede Globo. Compôs trilhas sonoras para teatro e cinema.

Viagem, sua primeira composição, aos 16 anos, em parceria com Paulo Cesar Pinheiro, seu amigo do bairro de São Cristóvão, tem inúmeras gravações pelo mundo. Morou também, no México, Estados Unidos e em outros países, na Europa. João de Aquino se apresentou diversas vezes como solista no Madison Square Garden.

Sobre a Sala Nelson Pereira dos Santos:

O cineasta Nelson Pereira dos Santos – um dos maiores nomes da sétima arte do país e fundador do curso de graduação em cinema da UFF – dá nome a Sala Multiuso que foi inaugurada pela Prefeitura de Niterói, no último dia 30 de setembro, no Centro Petrobras de Cinema, localizado no bairro de São Domingos. Instalado na estrutura que se assemelha a um rolo de filme, projeto do gênio da arquitetura Oscar Niemeyer, o equipamento é o maior auditório público da cidade – com 491 lugares –, munido com o que há de mais moderno em tecnologia de som, luz e projeção audiovisual – um espaço para apresentações de música, teatro, dança e cinema, além de funcionar como centro de convenções.

 A Sala Nelson Pereira dos Santos - Centro Petrobras de Cinema fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói.

Matérias Relacionadas