Conheça Bon Jovi, uma das bandas mais esperadas deste Rock In Rio
Jon Bon Jovi é um dos maiores ícones do rock mundial da década de 80

Hoje é o terceiro dia de apresentações do Rock In Rio 2019, e um dos mais aguardados, graças ao show tão esperado da banda Bon Jovi, cujo vocalista, Jon Bon Jovi, é um dos maiores ícones do rock mundial da década de 80.
Em 2 de março de 1962, nasceu John Francis Bongiovi Jr. em Perth Amboy, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. Era o primeiro filho do casal John e Carol Bongiovi. Quatro anos depois, a família Bongiovi, que havia aumentado com o nascimento de Matt e de Anthony, se mudou para a cidade de Sayreville, também no estado de Nova Jérsei.
Durante a infância, John começou a se interessar por música e aprendeu a tocar músicas do cantor Elton John no piano, violão e guitarra.
Quando alcançou a adolescência, John fundou sua primeira banda, chamada Raze.
É aí que começa a história de uma carreira para lá de sólida, cujo sucesso pode ser apreciado até hoje.
Leia cinco curiosidades sobre uma das bandas mais aguardadas desta edição do Rock In Rio.
Banda ou cantor?
Quando falamos em Bon Jovi, logo vem à mente a imagem do cantor loiro de olhos claros que empresta a sua voz a hits como “Always” e “It’s My Life” . Mas, afinal, esse nome se refere a esse vocalista ou à banda toda? A resposta é: ambos.
Na verdade, o vocalista se chama John Francis Bongiovi Jr., nome que ele mesmo abreviou artisticamente como Jon Bon Jovi. A sugestão que o conjunto fosse batizado com seu apelido surgiu de um amigo.
Outro fato curioso é que o Jon Bon Jovi é dono da banda. Contratualmente, o conjunto pertence a ele, e os demais membros são seus empregados.
Multitalentoso
O vocalista Jon Bon Jovi, além de ser um excelente cantor, já se arriscou na carreira de ator. No total, já participou de catorze filmes, sendo o protagonista de cinco deles. Entre os mais famosos estão O Sedutor, de 1996, e Corrente do Bem, de 2000. Na televisão, já fez aparições em séries como Sex and the City e Ally McBeal.
Sua relação com o cinema também lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 1991, pela música Blaze of Glory, trilha do filme Jovem Demais para Morrer.
O primeiro hit nº1
A canção “You Give Love a Bad Name” é icônica e até hoje é considerada um hino atemporal do rock. Porém, os membros da banda afirmam que ela quase ficou de fora do disco Slippery When Wet, de 1986.
Na verdade, sua primeira versão foi gravada por Bonnie Tyler no mesmo ano, e se chamava If You Were a Woman (And I Was a Man). A canção foi retrabalhada por Jon Bon Jovi e o guitarrista Richie Sambora originalmente para o álbum da banda Loveboy, porém eles acabaram gostando do resultado e resolvendo gravar no próprio disco.
Essa escolha lhes rendeu, no mesmo ano de 1986, o primeiro lugar nas paradas, onde permaneceu por treze semanas. O disco Slippery When Wet, por sua vez, vendeu mais de 28 milhões de cópias no mundo todo.
Rejeitado
Antes de assinar com sua primeira gravadora, Jon Bon Jovi enviou sua primeira demo “Runaway” a diversas empresas, incluindo a Atlantic Records e a Mercury (PolyGram). Apesar dos esforços, não obteve nenhuma resposta positiva.
A solução de Jon foi falar pessoalmente com John Lassman, o responsável pela rádio WAPP 103.5FM “The Apple” para que aceitasse veicular sua música na programação.
Foi questão de tempo até que a canção virasse um hit local e a Mercury o procurasse para, finalmente, fechar o contrato.
Amigos para sempre
Durante seus quase 40 anos (!) de estrada, a banda passou por algumas alterações na formação. O baixista Alex John Such deixou os companheiros em 1994, e o guitarrista Richie Sambora em 2013, após 30 anos de contribuição.
Apesar de não fazerem mais parte do conjunto, em 2018, quando o Bon Jovi foi convidado a entregar o Hall da Fama do Rock n’ Roll, a banda fez questão de ter os ex-companheiros consigo no palco para celebrar esse momento juntos.
(Colaboração de SancorMais)