Parada LGBTI de São Gonçalo acontece no domingo
Glamour Garcia será a homenageada

Acontece neste domingo, 29 de setembro, a 16ª Parada da Liberdade LGBTI de São Gonçalo. A concentração será a partir das 15h em frente ao prédio do INSS, no centro do município, com o lema "Somos todos Stonewall".
O mote da Parada deste ano é uma referência aos 50 anos da rebelião de Stonewall, episódio que se refere às manifestações realizadas pela comunidade LGBTI no bar Stonewall Inn de Nova York, no dia 28 de junho de 1969, em reação aos achaques, violência e abusos da polícia. A data ficou conhecida como Dia Mundial do Orgulho Gay (atualmente LGBTI+), dando origem em todo o mundo às manifestações de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Desde então são realizadas as Paradas do Orgulho em cidades de diversos países.
A manifestação deste ano terá como homenageada a atriz transexual Glamour Garcia, a Britney da novela 'A Dona do Pedaço'.
"Stonewall foi um marco importante para o nosso movimento, e que ainda está presente quando um adolescente como o Alexandre Ivo é assassinado brutalmente, ou quando uma travesti como a Jéssica é queimada viva, como aconteceu naquele hotel no Alcântara. Ou nos assassinatos de gays como o Estrela Devilart ou o Elivelto. Ou nos golpes de foice que atingiram a transformista Hanna. Ou mesmo quando um motorista de Uber se nega a levar uma passageira por esta ser trans", afirma o jornalista Well Castilhos, fundador do Grupo Liberdade/Santa Diversidade (organizador da manifestação), referindo-se aos crimes ocorridos contra pessoas LGBTI em São Gonçalo nos últimos anos.
"Mas está presente também nas pessoas LGBTI que conseguem reagir e dar a volta por cima, como a Glamour Garcia, que hoje é destaque como atriz em horário nobre da tv", diz Well, sobre a escolha da atriz como Rainha da Parada deste ano.
O atual presidente do Grupo, Rodrigo Barcelos, lembra que a escolha de pessoas convidadas pelo Grupo para serem homenageadas nas Paradas sempre seguiu uma coerência.
"No início, convidamos pessoas -- não necessariamente LGBTIs -- que apoiavam a nossa causa. Já participaram Valeska Popozuda, a ex-bbb Priscila, Angela Bismarck, entre outros. Até mesmo porque há alguns anos não haviam muitos LGBTI com espaço na música e em outros espaços. Mas agora convidamos especialmente pessoas LGBTI para serem homenageadas. Assim, nos últimos anos já tivemos como reis e rainhas da Parada o Silvério Pereira, a cantora Pepita, a atriz Gabriela Loran (primeira trans em Malhação) e agora a Glamour Garcia", relata Rodrigo Barcelos.
Este ano a Parada terá show da cantora Valeska Popozuda, que depois de sete anos retorna à Parada de São Gonçalo, depois de receber a faixa de madrinha pela comunidade gay local em 2012.