Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Escritores de Oficina de Textos Bebel Pantaleão lançam antologia em Niterói

Lançamento acontece na próxima semana, dia 28, no Solar do Jambeiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de setembro de 2019 - 18:42
Imagem ilustrativa da imagem Escritores de Oficina de Textos Bebel Pantaleão lançam antologia em Niterói

O Solar do Jambeiro vai receber os escritores da Bebel Pantaleão Oficina de Textos para uma manhã de autógrafos no lançamento do livro “Se eu fosse um escritor”, no dia 28 de setembro, a partir das 10h.  A obra celebra 30 anos de caminhada trilhada diariamente na Oficina.

O livro "Se eu fosse um escritor" não é fruto de um único trabalho, ele representa uma trajetória. Nasceu de muitos encontros feitos de leituras literárias, relatos pessoais, silêncios e escrita-inventiva. Nasceu de pausas em meio à correria da vida.

Nessas pausas, os alunos, com idade de 7 a 70 anos, inspiraram-se na sensibilidade de Cecília Meireles, na poesia de Drummond, na alegria de Ziraldo, nas reflexões de Rubem Braga.

Por isso, o livro, além de palavras, é composto por sonhos, sentimentos, desejos, invenções. A seleção dos textos ficou por conta dos alunos, que buscaram em seus cadernos o texto que desejariam publicar. Assim, várias temáticas e tipos textuais compõem o livro.  

 "Em 1990, após o término de meu curso de Letras - Portuguêse Literaturas, na UFF, resolvi criar a Oficina de Textos. Minha intenção era incentivar a leitura e a produção textual de forma prazerosa e lúdica, ou seja, atrair crianças e jovens para o mundo encantado do texto literário. Em poucos anos, diante do aumento da demanda, associei-me a outros profissionais e começamos a fazer as Oficinas. Tempos mais tarde, decidi criar o meu próprio espaço, a Bebel Pantaleão Oficina de Textos. Por lá, muitos alunos passaram e deixaram saudades. Estamos hoje, em um espaço mais amplo. Nele, divido a experiência, adquirida ao longo de trinta anos, com um grupo de professores e pesquisadores. Cartógrafos que somos, acompanhamos os processos que ocorrem com cada grupo, cada aluno e conosco no percurso que empreendemos", conta Bebel Pantaleão.

Bebel Pantaleão, professora de português e literaturas, Marcia Pantaleão, pedagoga e professora de português, e Luciana Pantaleão, psicóloga, coordenam as atividades da Oficina, espaço onde incentivam a leitura e a produção textual. A publicação é da editora Itapuca.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. 

Matérias Relacionadas