Peça sobre a busca da liberdade está de volta à Niterói

'Bunker Play' fica em cartaz de 16 a 31 de agosto

Enviado Direto da Redação

Foto: Divulgação


De 16 a 31 de agosto, a Oficina Social de Teatro (OST), apresenta "Bunker Play", que tem direção de José Geraldo Demezio. A peça será encenada toda sexta e sábado, às 20h, no Solar do Jambeiro, no Ingá, em Niterói.


Na história, nove indivíduos são postos em confinamento, em condições extremas, numa espécie de gaiola, localizada nas entranhas de uma clínica psiquiátrica, para participarem de um estudo psicológico que vai de encontro com aquilo que é considerado ético. O abandono, o silêncio e a alucinação os transformam pouco a pouco, e cada um deles se vê com um par de objetivos que, analisados de perto, se configuram em um só: a liberdade do corpo com a sanidade da mente.


Isolados, presos, logo silenciados, os personagens de Bunker Play são, juntos, as facetas do ser humano do cotidiano, de personalidade agressiva e fraca, de perspectiva revoltada e entediada em relação ao mundo que os oprime. Cada um deles suscita a análise de questões como a relatividade da culpa, daquilo que é imoral; as consequências do agir e da inércia, próprias ou alheias; e a contaminação do próprio espírito pela brutalidade familiar.


Bunker Play é um grande manifesto à liberdade. E para cumprir essa função se fazia necessário criar uma cena alternativa que aproximasse a plateia dos atores para que, dessa forma, fosse estabelecida a fusão entre ambos.


A partir da constituição de um bunker (área cênica em forma de retângulo) e com os espectadores sentados ao seu redor, os atores executam suas cenas de forma muito próxima ao olhar e reações do público fazendo-os dessa forma mergulhar mais profundamente nos dramas de cada personagem. Bunker Play é um drama da contemporaneidade.


O que se deseja é representar um ambiente fechado (uma sala de uma clínica psiquiátrica) onde seus pacientes estejam sendo submetidos a um tratamento peculiarmente inovador. Com o decorrer da cena e a consequente evolução das personagens o ambiente vai assumindo um ar claustrofóbico e a plateia, pela proximidade, é instigada a refletir mais profundamente sobre sua condição.


Sob a execução de uma trilha sonora criada por um DJ, trilha essa que se manifesta ininterruptamente durante o espetáculo, a Oficina Social de Teatro pretende levar o público a uma grande viagem existencial ao interior de si próprio. 


A classificação etária é 12 anos. O valor do ingresso varia a partir de R$ 10. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, no Ingá.

Veja também