Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Sandy e Junior mudam final machista de 'Maria Chiquinha'

A música não está no set list da turnê 'Nossa História'

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de julho de 2019 - 19:21
A turnê 'Nossa História' celebra os 30 anos de carreira dos irmãos
A turnê 'Nossa História' celebra os 30 anos de carreira dos irmãos -

Por Karolina Mello*

Uma das músicas mais marcantes dos 30 anos de carreira da dupla Sandy e Junior é sem dúvidas “Maria Chiquinha”. Foi com ela que os irmãos se apresentaram pela primeira vez, no programa Som Brasil, em 1989. Os filhos de Xororó, respectivamente com 6 e 5 anos, acompanharam o pai no programa e aproveitaram para dar uma palinha cantando a música em questão.

Mas nos dias de hoje, a letra escrita por Guilherme Figueiredo (irmão de João Figueiredo, ex-presidente do Brasil), em 1961, é constantemente questionada por seu teor machista. A canção traz um interrogatório de Genaro com a Maria do título que, perguntada sobre seus sumiços, sempre surge com respostas que não convencem Genaro. Até que, no fim da música, ele decide cortar a cabeça de Maria. 

No Brasil, país em que uma mulher é morta a cada duas horas vítima da violência, a música perdeu sua veia cômica e se tornou, no mínimo, desagradável. Por isso, “Maria Chiquinha” não está no set list de Sandy e Junior e não foi tocada nos dois primeiros shows da turnê 'Nossa História', em Recife e em Salvador.

Na noite de sexta-feira (19), em Fortaleza, um problema no som provocou uma breve interrupção no show. Foi neste momento que o público puxou um coro com a música e os artistas atenderam o pedido e cantaram “Maria Chiquinha”. Assim que Sandy perguntou no final da canção o que Genaro faria com “o resto”  (ou seja, com o resto do seu corpo, já que ele diz que iria lhe cortar a cabeça) a plateia cantou o verso final que diz: “O resto? Pode deixar que eu aproveito”.

Foi aí que Junior parou a apresentação e corrigiu os fãs: “O resto? Para com isso, isso não é mais aceitável, isso não são os anos 90, não vou fazer nada com o resto, deixe em paz a Maria Chiquinha. A Maria Chiquinha faz o que ela quiser no mato”.

O público foi ao delírio com a atitude do cantor e o vídeo do momento do show teve grande repercussão nas redes sociais.

A turnê 'Nossa História' celebra os 30 anos de carreira dos irmãos. O show já aconteceu em Recife, Salvador, Fortaleza e Brasília. As próximas apresentações serão no Rio de Janeiro, no dia 02 de agosto, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Manaus, Belém e Porto Alegre.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas