Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5712 | Euro R$ 6,4203
Search

Niterói recebe Sarau Literário com apresentações de escolas públicas

Evento promovido pela Seeduc-RJ será realizado nesta quinta-feira, dia 12 de junho, entre 10h e 15h, no Campo São Bento, com a participação de escolas estaduais da Baixada Litorânea

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de junho de 2025 - 14:10
Sarau literário
Sarau literário -

As escolas estaduais da Baixada Litorânea serão as protagonistas do Sarau Literário promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), na próxima quinta-feira, 12 de junho, das 10h às 15h, no Campo São Bento, em Niterói. O evento vai oferecer mais de 50 atrações culturais, incluindo apresentações teatrais, declamações, dança, exposições e oficinas. A expectativa é receber cerca de 300 estudantes, professores e diretores.

O evento, aberto ao público, oferece um espaço de leitura e distribuição gratuita de livros. Entre os destaques das apresentações escolares está o filme “A Voz da Favela”, produzido pelo Colégio Machado de Assis, de Niterói, que retrata a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”. Já o Colégio Cabo PM Raphael de Oliveira Monteiro, de Rio Bonito, apresenta uma paródia teatral inspirada no livro “Com quantas asas se faz um cachorro”, obra do Grupo Eureka entregue aos estudantes da rede estadual neste ano letivo.

“O Sarau Literário é mais do que uma celebração cultural, é uma demonstração do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas escolas para que o livro ocupe um lugar central no processo de aprendizagem. Quando os estudantes têm a oportunidade de transformar a leitura em expressão artística, como poesia, teatro ou dança, eles constroem sentidos, desenvolvem a criatividade e se reconhecem como sujeitos ativos na descoberta do mundo”, explica a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu.

A iniciativa

O Sarau Literário faz parte do Programa Educação do Amanhã, iniciativa da Seeduc-RJ voltada à recomposição das aprendizagens. De acordo com a subsecretária, o incentivo a leitura literária, atua como ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como interpretação, reflexão e argumentação, permitindo que os estudantes reconstruam sentidos, ampliem repertórios e retomem seu percurso de aprendizagem de forma mais engajada.

Além de Niterói, já foram realizados eventos em Natividade (Noroeste Fluminense) e em Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), onde participaram mais de 1500 pessoas. Ao todo acontecerão 14 saraus, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação do estado. Esta é a segunda edição do projeto. Em 2024, o Sarau Literário teve sua estreia com um evento realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

“Os saraus ocuparão diferentes polos da rede estadual de ensino ao longo do ano, levando a literatura para além dos muros da escola. Queremos que esse movimento inspire novos leitores e que eles levem os valores da leitura para seus lares e comunidades. Afinal, ler transforma: nos faz viajar, mudar e percorrer caminhos que nunca imaginamos existir”, afirmou a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa.

Distribuição de livros

No contexto da recomposição das aprendizagens, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, distribuída às escolas da rede estadual, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida — que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio.

Os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro receberam, no início do ano letivo, cinco obras que contribuem com as competências listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Com quantas asas se faz um cachorro?”, “Vasto mundo”, “Gandhi – minha vida é minha mensagem”, “Vozes livres” e “Quelé, a voz da cor”.

Esses títulos foram o ponto de partida para os trabalhos apresentados nos Saraus Literários. “Os estudantes receberam um conjunto de obras cuidadosamente selecionadas para despertar o interesse dos estudantes, promover a reflexão crítica e desenvolver competências essenciais de leitura. A leitura é o motor para o desenvolvimento da interpretação, do pensamento crítico e da expressão criativa, contribuindo de forma significativa para a retomada e o fortalecimento das aprendizagens nas escolas públicas”, afirma Malu Carvalho, especialista em leitura do Grupo Eureka.

No início do ano, centenas de agentes de leitura participaram de encontros pedagógicos. Esses profissionais têm como missão incentivar a prática da leitura entre os estudantes, ao promover atividades como rodas de leitura, clubes do livro e contação de histórias.

Serviço

O QUE: Sarau literário reúne estudantes das escolas públicas estaduais da região da Baixada Litorânea

QUANDO: 12/06/2025, entre 10 e 15 horas

ONDE: Campo São Bento, Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n - Icaraí, Niterói - RJ

QUEM: Mais de 300 estudantes, professores e gestores escolares

INICIATIVA: Seeduc-RJ

Matérias Relacionadas