Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6444 | Euro R$ 6,2156
Search

Maricá comemora Dia do Bailarino com evento gratuito nesta sexta-feira (1º)

O evento vai até domingo (03/09) e terá início às 19h com apresentações de diversas performances para o público aproveitar

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de agosto de 2023 - 14:59
“Bailarin Fest” acontece a partir das 19h em Araçatiba, com apresentações de três companhias de dança na abertura
“Bailarin Fest” acontece a partir das 19h em Araçatiba, com apresentações de três companhias de dança na abertura -

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, promove nesta sexta-feira (1º/09), data em que se comemora o Dia do Bailarino, a sexta edição do evento de dança “Bailarin Fest”, na Praça Tiradentes, em Araçatiba. O evento vai até domingo (03/09) e terá início às 19h com apresentações de diversas performances para o público aproveitar.  


O evento fixado na programação cultural da cidade reúne anualmente mais de uma centena de artistas e já contou com a participação de nomes consagrados mundialmente. A última edição teve a presença da atriz e dançarina clássica Ana Botafogo, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que já se apresentou na Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Em 2022, Ana levou suas alunas que tiveram uma boa aprendizagem nas técnicas de dança.


Leia também: 

Jornalista Gabriela Nasser recebe título de Cidadã Benemérita pela Câmara de Niterói

Firjan SENAI abre mais de 2,5 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional em Niterói e SG



Desta vez haverá apresentações de três companhias especialmente convidadas para a abertura: a premiadíssima Focus Cia. de Dança, a Cia. Bemo, com Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, junto a Manuela Roçado, e a Cia. Tereza Petsold, primeiro grupo de dança profissional da Baixada Fluminense.  


Nos dias seguintes, sábado e domingo, os espetáculos acontecem às 14h e às 19h. O primeiro horário está reservado para as escolas e academias de dança do município e adjacências; e o segundo para companhias convidadas pelo festival a estarem no palco, como Grupo Movimento, Nós da Dança, Petite Danse, Filhos do Samba e Samballet da Inclusão. O encerramento do evento ficará por conta da Escola de Samba União de Maricá.  


O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, recorda o primeiro Bailarin Fest, em 2017, quando era coordenador de dança da pasta, e fala da emoção de estreia do projeto para o momento atual estando à frente da Secretaria. “A alegria é a mesma, mas a sensação de olharmos para trás e vermos que chegamos a uma sexta edição dentro dos objetivos sonhados, desde sempre, é bom demais”, destacou.


Bailarin Fest


Na edição de 2022, o projeto contou com 13 companhias de dança e a participação de cerca de 125 artistas, de diferentes cidades, mostrando a versatilidade dos diferentes tipos de dança em apresentações no palco da Praça Orlando Barros Pimentel, no Centro. Ao todo, foram mais de 40 coreografias de sapateado, ballet clássico e contemporâneo, Kpop, dança do ventre e jazz.


O festival tem o objetivo de promover grupos e escolas de dança da cidade, além de estabelecer um intercâmbio cultural com outras cidades, criando-se, assim, espaços para outras artistas mostrarem os seus trabalhos.


Programação


Sexta feira (1º/09)


19h -  Abertura Bailarin Fest Convida


Cia Focus


Cia BEMO  com Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal e Manuela Roçado


Cia Tereza Petsold


Sábado (02/09)


14h - VI Mostra Bailarin Fest


Apresentação de Escolas de Dança da Cidade e região.


19h - Bailarin Fest Convida


Cia de Dança Petite Danse


Cia Nós da Dança



Domingo (03/09)


14h - VI Mostra Bailarin Fest


Apresentação de Escolas de Dança da Cidade e região.


19h - Bailarin Fest Convida


Grupo Movimento


Cia de Dança Filhos do Samba


Cia de Dança Samballet da Inclusão


Encerramento União de Maricá

Matérias Relacionadas