Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6461 | Euro R$ 6,2243
Search

Carnaval 2023: venda online de passagens rodoviárias cresce 208%

Movimento nos principais terminais rodoviários do país segue em alta

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de fevereiro de 2023 - 10:11
ClickBus apura alta de 208% nas vendas online de fevereiro, em comparação ao mês anterior
ClickBus apura alta de 208% nas vendas online de fevereiro, em comparação ao mês anterior -

A ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, apurou que houve um aumento de mais de 208% nas vendas de passagens rodoviárias para o período de Carnaval, na comparação com o mês anterior. Além disso, neste que vai ser o primeiro carnaval sem restrições após a pandemia, o crescimento nas vendas foi de 48% na comparação com 2020 (última edição do evento pré-pandemia). Ao mesmo tempo, os dados apontam alta nas vendas de passagens de quem sai do interior e do litoral do país, enquanto os destinos mais procurados são as grandes capitais - que concentram a maior parte das festividades.

"Estes dados refletem não somente o engajamento das pessoas com as festas após um período de limitações por conta da pandemia, mas também a evolução do turismo rodoviário, que vem contabilizando altas há alguns anos”, observa o CEO da ClickBus, Phillip Klien. O carnaval vai suceder o fim de ano que foi um período de recordes para a ClickBus: dos dez melhores dias em vendas da história da empresa, nove ocorreram em dezembro de 2022, com a empresa batendo o seu recorde histórico de vendas no dia 20 de dezembro, com a geração de mais de R$ 7.3 milhões, em vendas de passagens.

Além disso, dados da Socicam também apontam uma forte demanda. A Rodoviária do Rio prevê meio milhão de passageiros durante o período do Carnaval. Nos terminais da cidade de São Paulo - Tietê, Jabaquara e Barra Funda -, a concessionária estima que mais de 693 mil embarques e desembarques. Já no Terminal Rodoviário do Guarujá, destino bem requisitado durante o feriado, a movimentação deve girar em torno de 13 mil pessoas.

No Terminal Interestadual de Brasília, na Capital Federal, a previsão é de mais de 34 mil passageiros, enquanto a expectativa no Terminal Rodoviário de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, é de cerca de 23 mil pessoas.

No Nordeste, o Terminal Rodoviário de Fortaleza estima quase 46 mil passageiros durante as festividades, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Os outros terminais rodoviários geridos pela Socicam na região Nordeste preveem aumento médio de 20% na movimentação em comparação ao ano anterior.

Levando-se em conta que a taxa média de antecipação do rodoviário é de 2 dias e os embarques de Carnaval devem começar a partir do dia 16 de fevereiro, a procura pelo turismo rodoviário pode ainda crescer acima dos números já levantados.

Brasileiros saem do litoral e do interior rumo a capitais

Entre as cidades que mais venderam passagens pela ClickBus para o período de carnaval, estão os municípios do litoral (50%) e do interior (50%) de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Maranhão. Curiosamente, os destinos mais vendidos são as grandes capitais, onde haverá a maior concentração de blocos e desfiles de carnaval.

- Top 20 cidades que mais venderam passagens para viajar no período:

1.         Saquarema - RJ

2.        Valença - RJ

3.        Garopaba - SC

4.        Mongaguá - SP

5.        Cruz Das Almas - BA

6.        Ilhabela - SP

7.        Manilha - RJ

8.        Resende - RJ

9.        Volta Redonda - MG

10.      Itanhaém - SP

11.        São Carlos - SP

12.       Indaiatuba - SP

13.       Guarujá - SP

14.      Divinópolis - MG

15.       Praia Grande - SP

16.       São Luís - MA

17.       São Bernardo Do Campo - SP

18.      Nova Iguaçu - RJ

19.       Araruama - RJ

20.     Niterói - RJ

Sobre a ClickBus 

A ClickBus é o maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil. Fundada em 2013, a plataforma vem transformando a experiência de viagens de ônibus no Brasil, conectando viajantes e empresas de ônibus regulares para uma melhor experiência de compra através do digital. Com tecnologia e um modelo operacional data-driven, a empresa se tornou o maior marketplace do segmento na América Latina, conectando diariamente milhões de pessoas a mais de 4,8 mil destinos nacionais e internacionais. Atualmente a empresa é o segundo maior site de viagens e turismo, de acordo com o ranking do SimilarWeb. Para mais informações acesse: https://clickb.us/imprensa.

Matérias Relacionadas