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Dia Mundial do Churros: empreendedora de Maricá faz sucesso com churros gourmet

Dona da "Churros D'Alê" conta trajetória da equipe de churros em food truck que conquistou renome no cenário local

relogio min de leitura | Escrito por Felipe Galeno | 11 de novembro de 2022 - 16:29
Além do gourmet e do tradicional, o cardápio da "D'Alê" conta também com churros espanhol e no cone
Além do gourmet e do tradicional, o cardápio da "D'Alê" conta também com churros espanhol e no cone -

Nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Churros. Para muitos, a data é só uma desculpa para aproveitar a chance de comer a clássica massa frita recheada. Já para a empreendedora Alessandra Batista, de 47 anos, o churros é realmente um motivo para celebrar: "O churros mudou minha vida".

Moradora de Maricá, Alessandra é dona da Churros D'Alê, que trabalha em eventos gastronômicos e festas oferecendo variados tipos de churros em diversos sabores. Ela conta que aprendeu a fazer a receita aos 13 anos, e, desde então, segue no ramo. Em uma certa ocasião, ela teve a ideia de se reinventar e expandir o negócio com novas possibilidades de fazer e vender o doce.

"Fui num festival de churros há muito tempo atrás e, vendo as barraquinhas, falei: 'é isso o que eu quero fazer'. Daí começamos fazendo eventos, com uma barraquinha pequena, e, aos poucos, fomos juntando dinheiro até conseguir comprar o food truck", relembra Alessandra.

Além do gourmet e do tradicional, o cardápio da "D'Alê" conta também com churros espanhol e no cone
Além do gourmet e do tradicional, o cardápio da "D'Alê" conta também com churros espanhol e no cone |  Foto: Divulgação

Com o 'truck', o negócio começou a percorrer cada vez mais eventos até consolidar de vez o nome como um dos principais do ramo na região. Aos poucos, novos sabores e tipos também foram se somando ao cardápio, que hoje inclui churros tradicionais, gourmet, espanhóis, com sorvete e no cone. Há quatro anos, a equipe "D'Alê" já marcava presença nos eventos da região e chegou a ser citada na coluna Papo de Chef, aqui no jornal O São Gonçalo. Desde então, o projeto só cresceu.

"A gente está sempre pesquisando, inovando, testando massas diferentes, procurando materiais de qualidade. Com isso e com a ajuda das redes sociais, começamos a, cada vez mais, ficar conhecidos e passamos a ser convidados para mais eventos grandes e de renome", relata a empreendedora. O sucesso já levou o empreendimento, inclusive, para outros estados, como Minas Gerais e Espírito Santo.

No meio do caminho, porém, o negócio precisou passar por um outro tipo de reinvenção, com a chegada do coronavírus. "Quando veio o período da pandemia, a gente ficou trabalhando com delivery. Foram praticamente dois anos de eventos parados e eu precisei me reinventar, tive que colocar no iFood. Graças a Deus teve uma boa aceitação em Maricá e foi o que me manteve no período. Agora, com a volta dos eventos, a gente está sendo cada vez mais chamados para ocasiões grandes", explica.

"São desafios cada vez maiores que vão surgindo e que a gente vai encarando, juntos, e crescendo com isso", conta a empreendedora
"São desafios cada vez maiores que vão surgindo e que a gente vai encarando, juntos, e crescendo com isso", conta a empreendedora |  Foto: Arquivo Pessoal

O crescimento da pequena empresa tem mudado a vida não apenas de Alessandra e sua família, mas também das outras famílias que integram seu corpo de funcionários. Para ela, é um privilégio poder gerar empregos e oportunidades para outras pessoas através do churros. "Está todo mundo qualificado, trabalhando, documentações todas em dia. Isso é bacana porque são desafios cada vez maiores que vão surgindo e que a gente vai encarando, juntos, e crescendo com isso", acredita.

Se depender de Alessandra, o projeto vai continuar crescendo e experimentando novos caminhos sempre que puder. "Estou com um projeto de abrir um ponto fixo, quem sabe uma loja, mas tá na mão de papai do céu, por enquanto", antecipa a empreendedora. No fim das contas, o que a move a explorar as possibilidades e consolidar o sucesso da marca é o amor pelo que faz: "Meu filho me fala: 'Não conhecia ninguém que gosta tanto do trabalho'. Eu gosto muito, realmente, do que eu faço".

Alessandra começou com barraquinhas em festas e hoje leva food truck de churros para grandes eventos gastronômicos
Alessandra começou com barraquinhas em festas e hoje leva food truck de churros para grandes eventos gastronômicos |  Foto: Arquivo Pessoal
 

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