Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Casa de Cultura de itaboraí prepara programação especial de aniversário

A data festiva será lembrada com a abertura de uma nova exposição temática sobre a Família Alberto Torres

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de setembro de 2022 - 07:16
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro Histórico de Itaboraí
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro Histórico de Itaboraí -

Setembro é o mês de aniversário de Heloísa Alberto Torres e da Casa de Cultura que leva o seu nome. Para comemorar os 212 anos do prédio histórico em que funciona a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e os 127 anos do nascimento da própria Heloísa, será oferecida ao público uma programação especial no próximo dia 15, quinta-feira, a partir das 15 horas. A data festiva será lembrada com a abertura de uma nova exposição temática sobre a Família Alberto Torres, com um debate entre professores e pesquisadores da Antropologia e Etnografia, campos de estudo de Heloísa, e uma apresentação teatral.


A tarde começa com uma Roda de Conversa, aberta ao público, sobre o tema: “Heloísa Alberto Torres e seu legado para as ciências sociais brasileiras”, contando com a presença de grandes nomes do conhecimento acadêmico. Um dos pesquisadores que participam desse bate-papo é Marco Antônio Mello - doutor em Antropologia (USP), com especialização Antropologia Social (PPGAS/MN-UFRJ), bacharel em Ciências Sociais (UFF, 1975), professor associado (DAC/IFCS-UFRJ), professor-pesquisador do PPGA/ICHF-UFF, coordenador do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS-UFRJ) e pesquisador-sênior do INCT-InEAC/CNPq.


Completam o time Soraya Silveira Simões - mestre e doutora em Antropologia, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - PPGPUR, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (IPPUR/UFRJ),pesquisadora associada do Laboratório de Etnografia Metropolitana - LeMetro/IFCS-UFRJ e do Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/CNPq) - e Felipe Berocan Veiga - Professor de Antropologia - GAP e PPGA-UFF, pesquisador do LeMetro/IFCS-UFRS, do NUFEP-UFF e do INCT-InEac.


Para o subsecretário de Cultura e gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres,Alan Mota, o encontro será uma oportunidade ímpar de se conhecer a visão que o mundo acadêmico tem de Heloísa.


"Sabemos que Heloísa Alberto Torres foi uma antropóloga que marcou época tanto na pesquisa acadêmica, como na administração de uma instituição tão importante quanto o Museu Nacional, além de seu trabalho pelo patrimônio histórico e pelos direitos dos povos indígenas. Quem assistir a esse debate com três nomes de peso das ciências sociais poderá compreender melhor o legado dessa mulher extraordinária para o conhecimento no Brasil", afirmou Alan.


Após o debate, às 17 horas, será aberta oficialmente a nova exposição "A contribuição da família Alberto Torres para a construção de uma identidade nacional", sobre Heloísa, sua irmã Marieta Alberto Torres, bem como de seu pai, o jurista e político itaboraiense Alberto Torres. A nova exposição traz banners que contam a história desses três personagens, além de reunir, no salão principal da Casa, vários objetos que fazem parte do acervo museológico, documental e bibliográfico da instituição.


Para completar a programação, às 17:30h, acontece uma apresentação teatral, chamada “Heloísa, Maria e os Alberto Torres”, com texto e direção de Gabriel Matos, professor de teatro da Casa de Cultura, e participação de Lu Martins e Sthéfani da Rosa. As aulas de teatro são uma nova opção na Casa, com turmas para várias faixas etárias.


SERVIÇO – A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro Histórico de Itaboraí. Aniversário da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres. Abertura da exposição "A contribuição da família Alberto Torres para a construção de uma identidade nacional"; debate com os professores Felipe Berocan Veiga, Soraya Silveira Simões e Marco Antônio Mello; apresentação teatral “Heloísa, Maria e os Alberto Torres”. Quinta-feira, 15 de setembro, a partir das 15 horas. Entrada gratuita. Whatsapp: (21) 98958-8727 / Telefone: (21) 2635-4291.

--

Matérias Relacionadas