Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar up 5,0950 Euro up 5,2474
Search

Conheça Chavedegol Galvão, homem batizado a partir da união de nomes de seriado de TV e carro

'Meu pai gostava de Chaves e tinha um Gol', disse ele

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de agosto de 2022 - 08:11
Chavedegol é morador de Recife
Chavedegol é morador de Recife -

Recentemente o nome do pintor automotivo Slowy Lowschider chamou a atenção e viralizou após uma entrevista sobre buracos numa rua de Recife. O caso foi bastante comentado nas redes sociais. Mas histórias como o dele, não são incomuns. 

Também em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, onde vive  Slowy Lowschider, é possível conhecer o jardineiro Chavedegol Galvão de Souza, de 40 anos. O nome incomum ,segundo ele, é uma mistura do seriado mexicano Chaves com o modelo de carro Gol. 

“Meu pai assistia ao programa Chaves e tinha um Gol”, resumiu. 

Em entrevista ao G1, Chavedegol revelou que entre os oito irmãos, seis têm nomes “incomuns” :Water Crow, Anter Brum, Blumenaudo, Felegram, Charliedgeol e Hanamix. As outras duas irmãs ganharam nomes considerados mais “simples”: Cleonice e Sueli. 

Chavedegol é o caçula do militar Inácio Galvão e de dona Adélia de Souza, que já morreram. 

"Meu pai não gostava muito de nomes comuns, que havia nas outras famílias na vizinhança. Ele dizia que ninguém iria copiar os nomes da gente", explicou. 

Durante a entrevista, o jardineiro contou ainda que ao logo da vida passou por situações engraçadas e embaraçosas por conta de seu nome. 

Cartórios podem impedir registro de criança com nome diferente?

  A Lei Federal n° 6.015, de 1973, estabelece que o oficial de registro civil deve se recusar a registrar na certidão de nascimento nomes que exponham a pessoa ao ridículo.  Os pais que não se conformarem com a negativa dos oficiais de cartório em registrar o filho, podem contestar a decisão na Justiça.

Este trecho foi mantido pela nova Lei de Registros Públicos, que entrou em vigor em 27 de junho e facilitou a mudança de nomes e sobrenomes.

De número nº 14.382/22, a nova lei de maneira geral, amplia as possibilidades para alteração de nomes e sobrenomes diretamente em cartório, sem a necessidade de procedimento judicial ou contratação de advogados.

Matérias Relacionadas