Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Exposição 'São Gonçalo - Território, História e Fé' aberta para visitação na Prefeitura

Mostra conta a história da formação da cidade e sua relação com o catolicismo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de julho de 2022 - 09:34
A exposição foi pensada a partir das atividades do Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo
A exposição foi pensada a partir das atividades do Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo -

Após uma temporada na Casa das Artes, a exposição “São Gonçalo – Território, História e Fé” está ocupando o hall de entrada da sede da Prefeitura de São Gonçalo, no Centro. 

A mostra, dos curadores Rui Aniceto Nascimento Fernandes, Guilherme Cavotti, Alex Costa e Silva, Carolina Carvalho e Vanessa Leite, é composta por imagens que contam a história da formação da cidade, com fotografias e relatos de diferentes épocas, além da relação entre o catolicismo e São Gonçalo. 

A exposição foi pensada a partir das atividades do Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo, um projeto entre a igreja com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde são feitas pesquisas que embasam a obra de recuperação do templo religioso. 

“A ideia é que a exposição possa circular pelos espaços expositivos da cidade. O corredor da galeria principal da prefeitura é um espaço onde por muitos anos foi ocupado por artistas gonçalenses e nós, curadores, consideramos que era um local muito importante para a divulgação do nosso trabalho. Além disso, atendemos ao pedido do professor e chefe de gabinete Eugênio Abreu de levar a exposição para a prefeitura, ele que é um entusiasta do projeto desde quando o apresentamos. Acredito que será uma ótima oportunidade para a população conhecer a história da cidade”, disse o curador Rui Aniceto Nascimento Fernandes, chefe do departamento de História da FFP-UERJ. 

“São Gonçalo – Território, história e fé” fica na prefeitura até o dia 29 de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Matérias Relacionadas