Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

São Gonçalo sedia festival de bandas escolares

Serão vinte duas bandas inscritas de dez municípios diferentes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de junho de 2022 - 09:44
São Gonçalo sediará festival de bandas escolares na cidade
São Gonçalo sediará festival de bandas escolares na cidade -

Com 22 bandas inscritas de 10 municípios diferentes, o 35º Festival de Bandas Escolares acontece no próximo sábado (25), às 9h, no Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, no bairro Laranjal. O festival é uma comemoração dos 35 anos da banda Companhia de Artes Musicais Força e Garra, que é composta por alunos e ex-alunos do colégio. Nesta terça-feira (21), parte do conjunto se reuniu na quadra para os retoques finais antes da apresentação.

Composta por 45 alunos do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho e 25 ex-alunos que resolveram continuar a história musical, a banda é regida pelos maestros Heloisio Costa e Leonardo Moraes, professores de música da unidade. Para fazer uma reflexão sobre momento de pandemia que o mundo atravessa, a banda apresentará, no sábado, a música ‘Além do Rio Azul’, composta por Carlos A. Moysés. 

“A expectativa é de rever os amigos, as corporações de outros municípios, como se fosse um renascer mesmo, recomeçando depois destes dois anos de pandemia. Como professor à frente da banda nesses 35 anos, é muito gratificante ver os alunos crescendo, se especializando em música e indo para o mercado de trabalho. Eu fico muito feliz de ter dado a base para eles e ter despertado o interesse pela arte”, contou o maestro Heloisio Costa.

O ex-aluno do colégio, Jhonatas Morett, tem 22 anos e é estudante de matemática. Ele iniciou na banda em seu primeiro ano na escola e explicou que o contato com a arte foi de extrema importância para a sua vida, tanto que ele decidiu manter sua participação no conjunto.

“Eu continuei a tocar porque aqui dentro eu conheci a banda marcial, a orquestra sinfônica e esse mundo artístico começou a fazer parte da minha vida. Quando eu saí da escola, eu me desliguei da banda e senti muita falta, então retornei. Se não fosse a banda da escola, essa introdução à cultura, eu não teria descoberto meu talento e não teria tido toda essa vivência musical”, afirmou Jhonatas.

Matérias Relacionadas