Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8248 | Euro R$ 6,3176
Search

São Gonçalo do Amarante: confira como celebrar o feriado do padroeiro

O dia do santo será no próximo dia 10 de janeiro

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 06 de janeiro de 2022 - 11:52
Programação de eventos em homenagem a São Gonçalo do Amarante começa na sexta-feira
Programação de eventos em homenagem a São Gonçalo do Amarante começa na sexta-feira -

Todos os gonçalenses que amam e sentem orgulho do município se preparam para a festa municipal que é celebrada no dia 10 de janeiro: o Dia de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade. Esta é a data na qual os gonçalenses e fiéis do santo se reúnem para agradecer e pedir milagres. São Gonçalo do Amarante tem a fama de santo violeiro e santo casamenteiro e acumula uma legião de fiéis pelo país e pelo mundo. 

A celebração terá início na próxima sexta-feira (07), com este sendo o 1° dia do Tríduo, na Igreja Matriz de São Gonçalo. Na data, a Santa Missa em homenagem ao santo ocorrerá a partir das 19h. Já no sábado (08), 2° dia de Tríduo, às 18h ocorrerá a Santa Missa e, em seguida, terá lugar músicas da MPB com a convidada Marcella Amorim. Já no domingo (09), 3° dia do Tríduo, ocorrerá um almoço, a partir das 11h30 na igreja. A partir das 18h do mesmo dia ocorrerá uma Santa Missa e, em seguida, um show de Pop Rock com a Banda Zero Hora. Já na segunda-feira (10), quando efetivamente será o Dia de São Gonçalo, terá uma concentração de fiéis de São Gonçalo do Amarante na Praça Zé Garoto a partir das 18h. Às 18h30, ocorrerá uma procissão e a Santa Missa e, por último, haverá um Louvor com a Banda Angelus. 

São Gonçalo do Amarante nasceu em Portugal e iniciou seus estudos teológicos se tornando, em seguida, sacerdote, quando viajou para visitar os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, e ir a Palestina. Ele passou 14 anos viajando pela Terra Santa, localizada na Oriente Médio. Depois, ele continuou seus estudos e se dedicou à religião, sendo responsável por diversos milagres. São Gonçalo do Amarante morreu no dia 10 de janeiro de 1259. Seus milagres e devoção a Jesus foram importantes para que ele ganhasse reconhecimento entre a população, que o idolatra até os dias atuais.

O Padre André Luis, que atua na Igreja Matriz, convidou os gonçalenses para comemorarem a data do santo com ele na paróquia. "Um padroeiro é um santo que é conhecido por defender determinado grupo de pessoas ou uma situação específica. São Gonçalo não é apenas padroeiro da paróquia, mas de toda a cidade. Foi em torno a esta devoção que o município se estabeleceu. Celebrar esta festa é preservar a história e homenagear aquele que contribuiu com grandes exemplos para o mundo. Por isso, convidamos a todos para participarem do tríduo e dos dias de festa em honra ao nosso padroeiro, pedindo que o seu exemplo e intercessão nos ajudem a construir uma cidade e uma vida melhores", afirmou ele.

Quem também mostrou sua devoção ao santo e se prepara para as celebrações na igreja da próxima semana é a aposentada Antônia Rosa Bastos, de 69 anos. "Eu peço que ele abençoe o município de São Gonçalo de todas as formas possíveis, com segurança e saúde, dentre outras coisas. Eu moro aqui no município há 7 anos e vim conhecer a história dele aqui, mas me encantei e hoje sou devota dele como de outros santos, como Nossa Senhora das Graças. Uma das histórias que mais gosto dele é a da ponte que ele fez sobre o Rio Tâmega, em Portugal, mesmo após ter sido desacreditado por outras pessoas", contou ela.

Antônia Rosa Bastos se tornou devota de São Gonçalo após se mudar para a cidade que leva o nome do santo
Antônia Rosa Bastos se tornou devota de São Gonçalo após se mudar para a cidade que leva o nome do santo |  Foto: Filipe Aguiar
  

Sobre a celebração deste mês, Antônia afirma que é um momento único para a Igreja Matriz. "Eu recomendo que todos venham até as missas, pois é necessário viver para entender o que se sente, cada um sente de uma forma única. Todos os anos, as celebrações aqui são lindas. Muitos fiéis vem aqui, inclusive pessoas com doença como câncer, para pedir a cura para o santo", afirmou ela.

As celebrações da Igreja Matriz ocorrerão com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo e da Arquidiocese de Niterói.

Nas celebrações do padroeira da cidade, segundo o Padre André Luis, será utilizado um novo retábulo, uma espécie de estrutura de madeira que fica no altar da igreja, que é uma réplica do século XVIII, folheado a ouro e feito sobre encomenda. Este será entregue na próxima sexta-feira (07). Ao todo, o artista Robert Werssmar irá entregar um retábulo principal (o altar) e mais quatro retábulos laterais.

Outros lugares para celebrar em São Gonçalo

Além da Igreja Matriz, o gonçalense tem outras opções de celebrar o Dia de São Gonçalo do Amarante após as missas. Uma delas é a Praça Estefânia de Carvalho, no Zé Garoto, que fica próxima à igreja, e alegra tanto as crianças, que podem correr e brincar nos brinquedos, quanto os adultos que podem conversar e admirar a natureza local. 

Praça do Zé Garoto
Praça do Zé Garoto |  Foto: Divulgação
 

Um pouco mais à frente, está localizado o Rodo de São Gonçalo, onde existem opções gourmets para atender diversos públicos no feriado. 

Uma outra opção para quem quiser curtir o dia do padroeiro da cidade é a Praia das Pedrinhas, onde existem opções de alimentação como frutos do mar, churrascos e até áreas de lazer com sinuca. Quem faz o convite para o gonçalense é o comerciante Magno Rodrigues, de 63 anos, que é sócio de um bar no local. 

 Magno Rodrigues
Magno Rodrigues |  Foto: Filipe Aguiar
 

"Venham conhecer e prestigiar a Praia das Pedrinhas, aqui é o paraíso de São Gonçalo. Temos bares com karaokê aqui, além de estabelecimentos com shows de rock, pagode ao vivo e outros. Temos alimentos também como peixes e frutos do mar servidos fresquinhos pescados pelos pescadores locais. Os bares funcionam de a segunda a segunda de 10h às 21h (com o horário de alguns sendo estendidos até Às 23h no verão). Além disso, aqui tem uma churrascaria, sinuca e passeios de barco até Paquetá e até a Ilha de Jurubaiba. Aqui é um local de paz e tranquilidade, além de ser privilegiado pela vista e por não ter a presença de milicianos ou de outros envolvidos com o tráfico na região", contou ele. 

Praia das Pedrinhas
Praia das Pedrinhas |  Foto: Filipe Aguiar
 

O Dia de São Gonçalo do Amarante pode servir como uma dica para o gonçalense curtir seu próprio município e ainda homenagear seu santo. 

Conheça mais pontos turísticos de São Gonçalo.

Matérias Relacionadas