Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Ex-detentos participam de painel de debates na Bienal do Livro

Painel de debates é da Secretaria da Juventude

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de dezembro de 2021 - 14:17
A JUVRio inicia sua programação de oito dias composta por uma intervenção artística seguida de um debate, sempre às 15h, na arena Paixão de Ler
A JUVRio inicia sua programação de oito dias composta por uma intervenção artística seguida de um debate, sempre às 15h, na arena Paixão de Ler -

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) inicia sua participação na 20ª Bienal Internacional do Livro neste domingo, 05/12, na arena Paixão de Ler da Secretaria Municipal de Cultura. No encontro, das 15h às 16h, o tema abordado será “Reflexões sobre o Sistema Prisional”, no qual estarão presentes ex-detentos. A arena tem capacidade para receber até cem pessoas e fica localizada no Pavilhão Azul – F02/G03 – do Riocentro, na Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca.

O painel será aberto por um recital de poemas que refletem a realidade do encarceramento, com João dos Arteiros, ator, instrutor de teatro e articulador artístico. Em seguida, o escritor Samuel Lourenço, a pedagoga Joyce Gravano e o MC Nenz, irão compor uma mesa de debates sobre a realidade do sistema prisional e os impactos para a juventude. Para Samuel Lourenço, autor de “Além das grades” e “Gangrena, o Sistema Prisional em Poema”, é necessário levar o tema ao público da Bienal para que mais pessoas ponderem sobre quais mudanças querem ver dentro e fora das grades e de que forma isso pode ser feito.

"O sistema penitenciário brasileiro hoje conta com mais de 750 mil detentos. Se nós não nos colocarmos para refletir sobre o que diz esse número, nunca vamos sair dessa realidade. É preciso haver um trabalho antes, durante e após. Precisamos pensar o que quer dizer a ressocialização na prática e colocar a juventude junto nesse debate porque eles são os mais afetados pelo sistema prisional", destacou o escritor.

O debate ocorrerá também na próxima quarta-feira, 08/12, com novos convidados. Em sua primeira Bienal do Livro, a JUVRio irá bater um papo sincero e aberto sobre diferentes assuntos que impactam a juventude como o sistema prisional, emprego, arte, carnaval, sustentabilidade, literatura e o direito de sonhar, até o domingo, 12/12.

Matérias Relacionadas