Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Gonçalense ganha destaque na cena do Pop Indie e R&B com produções autorais

Autodidata, DeLuca já alcançou milhares de pessoas com sua voz

relogio min de leitura | Escrito por Pedro Di Marco | 30 de outubro de 2021 - 07:00
DeLuca, cantor, compositor e produtor musical
DeLuca, cantor, compositor e produtor musical -

Inspirado por grandes nomes do pop como Ariana Grande e Mariah Carey, o músico gonçalense Samuel Lucas Souza Cardoso, mais conhecido como DeLuca, vem ganhando notoriedade na cena do Pop Indie e do R&B no Brasil com suas produções independentes. Autodidata, o artista de 23 anos lançou sua primeira música autoral a pouco mais de dois anos, mas já superou a marca dos 250 mil streams, só no Spotify.

Criado no Mutuapira, em São Gonçalo, DeLuca vem de família humilde. Sem regalias e privilégios, o artista teve de aprender sozinho a fazer o que ama e por isso tem orgulho de ter chegado onde chegou de maneira orgânica e 100% autônoma, sem grandes investimentos e contando apenas com a própria determinação e trabalho duro.

“Antes do DeLuca surgir, eu sempre tive medo de ninguém querer me ouvir. Hoje é bizarro pensar que milhões de pessoas já foram alcançadas pela minha voz. Obviamente eu não alcancei nem uma centelha do que há para ser conquistado. Tem muito trabalho pra rolar, mas conquistar tudo que conquistei organicamente, sem investir tanto dinheiro, é algo que me deixa muito orgulhoso. Sou meu próprio produtor, compositor, arranjador, produtor vocal, marketeiro e por aí vai. Consegui entrar em playlists oficiais do Spotify, uma das maiores, a Indie Brasil, com um som que eu co-escrevi e gravei de casa, com meu próprio material, comprado com meu suor. É muito doido pensar na força que o nosso sonho pode ter.”, afirmou o músico.

Quero cantar pra galera aqui da minha cidade, quero cantar pro povo do meu estado e em breve, pro Brasil inteiro DeLuca

DeLuca conta que seu amor pela música lhe foi passado por sua mãe e que sempre sonhou em viver disso, mas não sabia ainda como dar o primeiro passo. Para isso, o apoio e incentivo de sua família foi imprescindível.

“Meu primeiro contato com música foi muito antes de nascer. Minha mãe sempre gostou de música e de alguma forma isso foi passado pra mim. Lembro de já muito pequeno decorar e cantar álbuns inteiros e uma das minhas lembranças mais antigas é de me apresentar numa emissora de rádio. Então, conscientemente, tenho contato com música desde criança e, por coisas assim, sempre soube que queria ser artista, só não sabia exatamente como dar o primeiro passo. Meus pais sempre me apoiaram de um modo geral. É claro que quando as coisas finalmente começam a dar certo fica mais fácil de ver um futuro, as pessoas ao nosso redor demonstram mais apoio. Não que elas não apoiem antes de dar certo, é só um movimento natural. Hoje, quando conquisto as coisas, recebo comentários legais de pessoas na família com as quais eu não contava muito e [isso] é legal.”, explicou ele.

Em março deste ano o artista lançou sua primeira mixtape. O EP “Inconsequente Liturgia” conta com quatro faixas, três das quais inéditas, parcerias com artistas como Fábio Sina, e se tornou seu trabalho mais consumido até então ao superar a marca dos 150 mil streams. Com a obra, DeLuca chamou a atenção de alguns nomes importantes da cena pop e R&B brasileiro, como Pabllo Vittar, Kafé e o compositor e produtor musical Pablo Bispo, conhecido por trabalhar com estrelas como Anitta, IZA e a própria Pabllo.

Ele reconheceu que quando começou não esperava que o público gonçalense abraçasse tanto seu trabalho, mas foi surpreendido de forma positiva e hoje encontra o apoio, carinho e reconhecimento da cidade que tanto ama seu caminho para o estrelato.

“Lembro que antes de começar achava que o tipo de música que eu fazia não tinha um apelo muito grande pra galera daqui. Mas esse tipo de pensamento é autolimitador. São Gonçalo tem artistas incríveis, só esperando que mais artistas incríveis os encontrem, e um público ávido, que eu sinto que espera que nossos talentos se destaquem mais. A internet acabou me deixando em contato com moradores daqui, passei a receber mensagens de muita gente e mal vejo a hora de fazer show e me apresentar em festivais, conhecer outros artistas e trocar experiência, principalmente aqui em São Gonçalo.”, sustentou DeLuca.

“Quero cantar pra galera aqui da minha cidade, quero cantar pro povo do meu estado e em breve, pro Brasil inteiro, mas não dá pra conquistar o Brasil inteiro se eu não começar pela galera daqui e é com esse pensamento que eu tenho tentado dar cada passo. Mas, no geral, vou continuar fazendo muita música, tentando alcançar mais pessoas com a minha mensagem, minha voz e minha história. É pra isso que eu tô aqui.”, acrescentou.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas