Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down 5,0741 Euro down 5,2058
Search

Grupo de amigos cria projeto e instala estante de livros comunitária no Morro do Palácio, no Ingá

O projeto 'Palácio dos Livros' teve seu início oficial há um mês

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 07 de setembro de 2021 - 13:55
O grupo disponibilizou uma estante de livros que funciona de forma gratuita no local
O grupo disponibilizou uma estante de livros que funciona de forma gratuita no local -

A leitura pode levar as pessoas a novos lugares, descobrir novos horizontes e novas culturas. Foi isso que os cinco amigos Rodrigo Pedrosa (artista plástico e escultor), Marcelo Valle (jornalista e fotógrafo), Maria Tereza Machado (psicóloga), Juliana Costa (pedagoga) e Hugo Fagundes (psiquiatra) perceberam ao idealizarem e colocarem em prática, há um mês, o projeto 'Palácio dos Livros'. Foi instalada uma estante com capacidade para 30 livros na Travessa Maestro Ricardo Ferreira, no número 31, na subida de um dos acessos à comunidade do Morro do Palácio, no Ingá, bairro de Niterói. Lá, as pessoas podem pegar livros, deixar novos e até mesmo trocar as leituras. Tudo de graça.

O projeto começou de forma intimista há mais de um ano, quando Marcelo, Maria e Hugo, que moram na região, resolveram colocar livros, de forma esporádica, em um muro próximo da casa deles. Eles tiveram o aval dos donos do imóvel e começaram a praticar a ideia. A partir daí, outros moradores se interessaram e passaram a pegar os livros. 

"Foi quando um morador perguntou para o Marcelo se ele tinha o livro do Pablo Neruda, que é um escritor fantástico, e aí percebemos o interesse das pessoas em adotar aqueles livros. As três pessoas envolvidas inicialmente se animaram com a ideia e chamaram a gente para ajudar e fazer algo para o projeto crescer. Fui atrás de um amigo, que é desenhista industrial, e ele fez o desenho da estante e a montou com o apoio de uma empresa metalúrgica que fornece material para plataforma de petróleo. Eles enviaram a estante para a gente e instalamos logo em seguida. Agora, temos uma estante linda, que cabe 30 livros e com uma plaquinha que diz que é de graça. Aqui, as pessoas podem trocar os livros, podem pegar sem devolver, podem colocar os livros delas. É liberdade total!", contou Rodrigo a O SÃO GONÇALO.

Alguns dos criadores do projeto: (da esquerda pra direita) Rodrigo Pedrosa, Marcelo Valle e Maria Teresa Machado.
Alguns dos criadores do projeto: (da esquerda pra direita) Rodrigo Pedrosa, Marcelo Valle e Maria Teresa Machado. |  Foto: Divulgação
 

Os livros da estante do 'Palácio dos Livros' têm circulado bastante. Segundo Rodrigo, por dia, saem cerca de 20 a 30 livros e gibis. Os gêneros literários que ocupam a estante são os mais diversos: romance, ação, aventura e outros, para todas as idades. 

"Só não aceitamos e nem colocamos na estante livros didáticos, pois desatualiza a cada ano", contou ele. 

O grupo disponibilizou uma estante de livros que funciona de forma gratuita no local
O grupo disponibilizou uma estante de livros que funciona de forma gratuita no local |  Foto: Divulgação
 

Os criadores do projeto desejam que ele dure para sempre. "Muita gente já se disponibilizou para cuidar da estante e ela foi construída com tecnologia de ponta para durar por muitos anos. Queremos que seja eterno, que dure mesmo quando não estivermos mais aqui. As crianças adoram vir aqui, pegam os gibis, alguns até colecionam 'A Turma da Mônica'. Todos aqui participam e são donos do projeto, foi feito para eles", contou Rodrigo.

O grupo disponibilizou uma estante de livros que funciona de forma gratuita no local
O grupo disponibilizou uma estante de livros que funciona de forma gratuita no local |  Foto: Divulgação
 

Para o futuro mais próximo, o grupo de amigos tem a ideia de fazer, após a pandemia, uma festa de inauguração para o projeto 'Palácio dos Livros', incluindo pipoca para as crianças e um teatro de marionetes, além de outros eventos como roda de leituras e saraus de poesia. Para isso, estão aceitando ajuda de voluntários, doações de livros e patrocínios de empresas. 

O projeto tem sido um sucesso
O projeto tem sido um sucesso |  Foto: Divulgação
 

"Estamos buscando o patrocínio de uma empresa de logística, uma transportadora, para ajudar a gente a pegar livros de pessoas que queiram doar de outros estados. Quem quiser doar livros daqui, a gente busca, mas de longe fica complicado tanto para nós quanto para as pessoas que terão gastos com os Correios. Queremos também voluntários para ajudar no projeto e doações de livros, pois, como tem saído muito material, nosso estoque tem ficado baixo. Então precisamos de novos livros para continuar repondo a estante", afirmou Rodrigo.

Aqueles que quiserem ser doadores de livros, patrocinadores do projeto e/ou voluntários podem entrar em contato com o grupo através do Instagram (@palacio.doslivros) ou pelo e-mail: rodrigojpedrosa@gmail.com.

Matérias Relacionadas