Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Arte em paredes: conheça a pintura artística que 'dá vida' aos ambientes

Moradora do Rocha, em São Gonçalo, Carla Vilemen também leciona sobre as técnicas de pintura e lettering

relogio min de leitura | Escrito por Renata Sena | 04 de setembro de 2021 - 11:35
Carla Vilemen e sua arte
Carla Vilemen e sua arte -

A arte não só pode, como mudou e ainda muda a vida de muitas pessoas. E foi graças a arte deixada em paredes de residências e comércios que a professora de matemática Carla Vilemen, de 31 anos, trocou a sala de aula e o quadro negro, por pincéis, tintas e muitas cores. 

Com traços finos, precisos e carregados de história e contexto, as "obras" da artista e moradora do Rocha, em São Gonçalo, são expostas nas paredes de seus clientes. Sem o peso de que uma arte precisa ser eterna, Carla ajuda a decorar o ambiente com o que a pessoa sente no momento. 

Os desenhos artísticos, que caíram no gosto dos mais novos, que queriam transformar o ambiente onde moram ou trabalham em lugares com bastante personalidade, também já chegou no coração dos mais velhos, que estão abusando das artes botânica e de escrita, chamada de lettering, para decorar seus cantinhos.  

Carla Vilemen e sua arte
Carla Vilemen e sua arte |  Foto: Layla Mussi
 

"O que me encanta nos desenhos é isso mesmo. Agradar a todos os públicos, a todas as classes sociais. O valor depende do desenho e do tamanho da parede. Então, já teve semana de começar fazendo uma big parede na zona sul do Rio e no dia seguinte estava na comunidade fazendo um cantinho pequeno. Mas todo mundo consegue adequar sua vontade e seu orçamento para personalizar uma parede", contou Carla. 

A gonçalense recebeu a equipe no Studio de beleza Suzana Brito, que recebeu arte em três paredes diferentes. 

"Aqui nos usamos as duas técnicas, a arte botânica e a arte lettering. Usamos cores e eu tive total liberdade para criar", contou a artista, que agradou tanto a cliente, que também desenhou nas paredes da casa da Suzana Brito. 

Apesar do vasto currículo, que chegou até em pessoas famosas, como a influenciadora Nath Finanças, Carla tem pouco tempo de carreira. Após sete anos em sala de aula, foi em 2019, após perder seu emprego, que resolveu se dedicar ao lettering.  

Imagem ilustrativa da imagem Arte em paredes: conheça a pintura artística que 'dá vida' aos ambientes
 

"Eu não sabia que eu sabia fazer. Mas eu já tinha noção do que era, pois eu fazia cartazes para a igreja desde muito novinha. Então, quando conheci a técnica fui treinando, conhecendo, até fazer minha primeira parede", contou. 

Mas se enganou quem pensou que a missão de ensinar deixaria de existir na vida da ex professora de matemática. A artista aproveitou sua paixão pelas salas de aula e passou a lecionar sobre as técnicas de desenhar em paredes. As aulas em grupo foram interrompidas por causa da pandemia, mas Carla tem ensinado duas técnicas durante aulas particulares. Além disso, ela segue ensinando matemática de forma voluntária quando sobra um tempo em sua agenda apertada. 

Quem quiser conhecer o trabalho da artista gonçalense ou se interessou em aprender as técnicas, pode entrar em contato com Carla através de sua página no Instagram: @carlavilemen.

Matérias Relacionadas