Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Exposição: Samba ganha homenagem de artistas

A exposição pode ser vista às terças e quintas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de agosto de 2021 - 12:16
A mostra marca a volta do público ao espaço, tem entrada franca e vai até 28 de setembro
A mostra marca a volta do público ao espaço, tem entrada franca e vai até 28 de setembro -

“Samba na alma, samba no pé” é a nova exposição do coletivo Entreartes que pode ser vista na Sala Carlos Couto, ao lado do Theatro Municipal de Niterói. Os artistas Bia Torres, Cesar Coelho Gomes, Lia Berbert, Renata Barreto, Rudi Sgarbi e Wil Catarina assinam trabalhos inspirados no ritmo. A mostra marca a volta do público ao espaço, tem entrada franca e vai até 28 de setembro.

Clementina de Jesus, Cartola, Donga e Adoniran Barbosa recebem a reverência de Rudi Sgarbi, em “Samba na alma, samba no pé”. Ele usa interferências digitais e um toque azul de aquarela para realçar a aura dos mestres no altar dos compositores. Já a artista Wil Catarina retrata temas que tem cara de festa, como a feijoada, o violão, a passista e a carioca Pedra do Sal, berço dos primeiros encontros musicais.

Se Bia Torres pinta a elegância do sambista na marcação do pandeiro, Cesar Coelho Gomes joga luz e dá novos contornos aos músicos que embalam o ritmo. Lia Berbert puxa versos de canções registradas na memória para colocar na roda desenhos florais, formas orgânicas e geométricas, homenageando clássicos como “Trem das onze” e “Andança”.

Por sua vez, Renata Barreto ilustra com seus maxibordados a história da influência africana na música, no Rio e na Bahia, na série de quadros que faz a conexão com a ancestralidade e a força feminina, nas cores e nos movimentos de dança.

“Convidamos os artistas a traduzir, cada um através de sua poética, um pouco do espírito do samba, que fala muito de miscigenação, de integração e de resistência tão próprias do país. O resultado é vibrante”, diz a curadora da mostra, Ana Schieck.

“Samba na alma, samba no pé” é a 12ª edição do Entreartes – Coletivo de Arte. Idealizado pela produtora cultural Cacau Dias, o projeto valoriza os artistas locais e foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A exposição pode ser vista às terças e quintas, das 10h às 16h na Sala Carlos Couto, que fica na Rua Quinze de Novembro, 35, no Centro, anexo ao Theatro Municipal de Niterói. Seguindo os protocolos de segurança contra o Covid-19, a visitação também pode ser agendada pelo WhatsApp (21) 99956-5000.

Matérias Relacionadas