Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Companhia de Ballet apresenta, no Theatro Municipal de Niterói, espetáculo inédito 'Histórias não contadas'

Apresentação acontece nos dias 21 e 22 de agosto

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de agosto de 2021 - 13:17
'Histórias não contadas'
'Histórias não contadas' -

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta o novo espetáculo “Histórias não contadas”, com direção e concepção da Fabiana Nunes, nos dias 21 e 22 de agosto, às 18h, no Theatro Municipal de Niterói.

A apresentação convida o espectador a participar das narrativas autorais dos bailarinos, que de uma forma poética, evidencia a coletividade, a potência e a beleza do trazer à tona o que cada corpo tem a dizer. A Potência de existir, ressurgir, transgredir a ordem, o modo de pensar e fazer os movimentos do corpo e suas ideias são presentes na cena. Essas múltiplas vozes em coletivo resgatam memórias sensoriais e afetivas que os corpos trazem ao longo da vida. É evocado a ancestralidade, a conexão com a força da natureza, a espiritualidade, a potência que existe em cada individuo quando conectados com a própria história. Trata-se de um espetáculo de dança contemporânea, que tem como proposta de criação a ‘descolonização’ dos corpos e suas vontades, demonstrando o que esse corpo gostaria de falar.

O roteiro foi se construindo ao longo do processo de criação, a partir dos estímulos de troca entre os intérpretes e a diretora, onde desejos individuais emergiam e o atravessamento dessas falas desembocaram na costura do espetáculo, que está inserida na atual realidade que a humanidade atravessa, a crise social e ambiental. O plástico, principal objeto em cena, remete a várias alusões, como uma grande placenta, a poluição dos mares e a importância do respirar.

Apesar de todas as adversidades, do momento de escassez em que as pessoas vivem, a escolha da diretora para a obra foi exaltar a abundância, a vida. A trilha sonora, composta exclusivamente para o balé pelo niteroiense João Pinaud, que acompanhou o processo de criação, foi parte fundamental para complementar a força que esse coletivo de bailarinos leva para a cena.

Ficha técnica

Concepção e direção - Fabiana Nunes

Trilha musical - João Pinaud

Iluminação - Vilmar Olos

Figurino - Marta Reis

Projeto Gráfico - Karla Kalife

Trancista - Anderson Carvalho

Fotos - Luiz Kerche

Intérpretes bailarinos - Alex Sena, Carolina Martins, Diego Cruz, Gilson Paixão, Isa Kokay, Jeanete Guenka, João Corrêa, Lara Benevides, Mirna Nijs e Simone Lorenzi.

Todos os protocolos sanitários são adotados, como aferição de temperatura, presença de totem de álcool em gel e tapetes de higienização, obrigatoriedade do uso de máscaras e capacidade reduzida do local. O acesso ao espaço apenas acontecerá mediante o cumprimento das normas de segurança indicadas nos cartazes e banners.

Serviço:

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro

Data: 21 e 22 de agosto, sábado e domingo

Horário: 18h

Presencial |

Ingressos: uma lata de leite em pó que será doado para Casa Maria Magdala. Aquisição do ingresso de forma online pelo site e app da Sympla. Validação mediante a entrega da doação no dia do espetáculo.

Capacidade reduzida: 100 lugares.

Uso obrigatório de máscara.

Censura: livre

Telefone: 2620-1624

Matérias Relacionadas