Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Imigração italiana será tema de exposição no Espaço Cultural Correios Niterói

Mostra será inaugurada no próximo sábado (7)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de agosto de 2021 - 10:50
A exposição busca refletir sobre o atual cenário da Itália enquanto país não mais de saída, mas de recepção e imigrantes
A exposição busca refletir sobre o atual cenário da Itália enquanto país não mais de saída, mas de recepção e imigrantes -

A história da imigração é tema da exposição Imigração Italiana para o Rio de Janeiro, a ser inaugurada no próximo sábado (7), no Espaço Cultural Correios Niterói.

Composta por documentos pessoais e familiares, fotografias, propagandas, matérias de jornais e entrevistas de imigrantes e descendentes, a exposição conta um pedaço da história da imigração italiana para o Brasil a partir das condições de partida, viagem e chegada de milhões de imigrantes no Rio de Janeiro, incluindo a passagem pela Hospedaria da Ilha das Flores e as redes de sociabilidade entre italianos já em terras brasileiras. Além da cidade carioca, a presença italiana também se destaca nas regiões Metropolitana, Serrana, Noroeste e Médio Paraíba do estado.

As experiências do passado também provocam considerações sobre o presente. A exposição busca refletir sobre o atual cenário da Itália enquanto país não mais de saída, mas de recepção de imigrantes.

A exposição ficará em cartaz até 18 de setembro e tem curadoria do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, grupo de pesquisa, ensino e extensão vinculado à Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O Espaço Cultural Correios Niterói está localizado na Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói – RJ. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 11h às 18h, e sábado de 13h às 17h. Não abre aos domingos e feriados. A visitação é gratuita e segue os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

Matérias Relacionadas