Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

‘Carcará’: escritor gonçalense lança livro sobre o cidadão comum e suas mazelas sociais

O exemplar possui 14 contos inéditos escritos por Rodrigo Santos

relogio min de leitura | Escrito por Matheus Mattos | 22 de julho de 2021 - 13:01
O escritor gonçalense Rodrigo Santos
O escritor gonçalense Rodrigo Santos -

O escritor e professor gonçalense, Rodrigo Santos, autor de ‘Macumba’ e idealizador de ‘Uma Noite na Taverna’, está prestes a lançar mais um livro. Trata-se do ‘Carcará’, que irá abordar o cidadão comum e suas mazelas sociais, mergulhando nas dores do ser humano, como a solidão, o abandono e a violência. O exemplar possui 14 contos inéditos e tem previsão de lançamento para o próximo dia 20 de agosto.

“Depois de ter publicado poesia, romance e vários contos em coletâneas, inclusive na França, esse é meu primeiro livro solo de contos. O livro apresenta um denso tecido urbano, periférico, com diversos tons e subjetividades dos comuns, que vivem e tentam se equilibrar diante de mazelas sociais e, principalmente, de questões emocionais como: a solidão, o sentimento de abandono, o medo da morte e da violência.”, contou o escritor Rodrigo Santos, de 45 anos, acerca do conteúdo do novo livro.

O morador do Barro Vermelho, em São Gonçalo, ainda revela que está muito satisfeito com a pré-venda do exemplar. Segundo ele, com a pandemia, a estratégia foi utilizar a pré-venda para espalhar seu conteúdo.

“Eu estou bem feliz com os resultados da pré-venda. Infelizmente, em tempos de pandemia e desgoverno, aqueles lançamentos presenciais lotados não são possíveis, então a pré-venda é uma boa estratégia. Todos os livros comprados na pré-venda seguirão autografados, eu vou à editora antes do envio pelo correio e assinarei cada um, personalizado. O lançamento está previsto para 20 de agosto mesmo, e o livro está lindo. A capa, inclusive, é assinada por um artista plástico gonçalense, o Mulambö.”, revelou Rodrigo.

Movimentos culturais em São Gonçalo

Rodrigo ainda comentou sobre como ele vê os movimentos em prol da cultura na cidade de São Gonçalo. De acordo com o escritor, o município está bem atrasado no meio artístico, mas ele reforça que o pós-pandemia pode mudar um pouco o cenário.

“São Gonçalo é um jogo em que você não vence; quando muito, consegue empatar. Mas estamos perdendo de goleada nos últimos tempos. Tivemos uma década de ouro no início do século, com proliferação de movimentos como o Groove do São, Uma Noite na Taverna, Movimento InFoco, entre outros. ‘O que temos hoje?’ A pandemia veio só agravar o problema. Mas creio que, no pós-pandemia, a gente vai marcar alguns gols nesse jogo. O confinamento trouxe de volta a percepção de quanto a arte é necessária para a sociedade. Não sou otimista, mas tenho esperança. Vamos ver.”, falou.

Onde comprar o ‘Carcará’?

A distribuição dos exemplares será feita pela Editora Malê , que tem uma expansão bem abrangente, segundo o escritor. Ele ainda comenta que ‘Carcará’ estará disponível nas melhores livrarias do ramo, por todo o Brasil, inclusive na Ler é Arte, em São Gonçalo.

O livro ainda está em pré-venda no site da editora e também no site da Livraria Casa da Árvore. Para quem quiser adquirir o ‘Carcará’, basta acessar um dos links e realizar a sua compra.

Caso queiram acompanhar mais o trabalho de Rodrigo Santos, é só entrar nas redes sociais do escritor, no @bardorodrigosantos no Instagram e no Twitter.

Estagiário sob supervisão de Marcela Freitas*

Matérias Relacionadas