Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8215 | Euro R$ 6,3588
Search

'O Casulo': escritora que saiu do Morro do Cubango para a Itália lança livro sobre sua trajetória

Com uma infância humilde e difícil, Laila dos Santos batalhou muito para estudar e ganhar o mundo

relogio min de leitura | Escrito por *Matheus Mattos | 08 de junho de 2021 - 13:17
Capa do livro e o registro da escritora Laila dos Santos
Capa do livro e o registro da escritora Laila dos Santos -

A escritora e jornalista Laila dos Santos, nascida e criada no Cubango, em Niterói, lançou o livro 'O Casulo', que retrata sua trajetória que começou no Morro do Cubango e foi até à Itália. Laila lutou, estudou, se formou em jornalismo, e decidiu ir para a Europa, onde fez mestrado em Comunicação em Massa, na Universidade Sapienza, em Roma.

Hoje, aos 50 anos, ela destaca 'O Casulo' como uma das suas principais obras. No entanto, Laila conta que o início da caminhada não foi fácil e que precisou passar por algumas reprovações.

"Eu descobri aos 15 anos que queria ser jornalista. Eu tinha a Glória Maria como exemplo. Na época, há 35 anos, uma menina negra e do morro sonhar em ser jornalista, não era algo real para alguns membros da família. Ouvi a minha prima dizer: 'Preto tem cada ideia'. Achei divertido e sorri. Foi quase se o meu sorriso dissesse: Não vejo nenhum problema nisso".

Depois da escolha da profissão, Laila trabalhou na TV Gari (Comlurb), Rádio Tupi e Rádio Globo, mas resolveu buscar outros desafios, desta vez no velho continente. A jornalista foi estudar na Itália e mais uma vez teve que sorrir para uma adversidade.

"Eu conheci meu marido na Itália e meu sogro italiano falou para mim: 'filha, você vai querer estudar aqui na Itália? É difícil até para quem domina a língua'. E eu fiz o mesmo sorriso que eu fiz pra minha prima, quando ela falou que preto tinha cada ideia. Depois disso, eu ainda fui convidada para um doutorado, como aluna, e fui chamada também para falar na Rádio Vaticano sobre o fenômeno da imigração, foi uma grande honra."

Apesar do sucesso na Itália, ela não se esquecia das suas raízes e reitera que não podemos desistir dos nossos sonhos, pois a vida é uma aventura.

"Quando eu frequentava a Santa Cecília em Roma, que é um grande auditório, uma orquestra muito reconhecida na Itália, com mais de cem músicos, eu sento e me lembro que eu morava em uma casa de pau-a-pique, que eu dormia na esteira porque não tinha cama. Me lembro daquela menininha correndo na rua com o pé russo, muito feliz, sempre muito feliz. E de repente, eu estava morando na Europa, ouvindo música clássica, falando de vinhos, de uvas e de grandes literários. Então, a vida é uma aventura, a vida é linda, a vida é maravilhosa. A gente não pode deixar de acreditar nos nossos sonhos, a gente não pode deixar que o outro, a palavra do outro, ou as nossas dificuldades nos impeçam de continuar. Hoje eu faço o que eu mais amo, que é escrever, e fazer o que você ama não tem preço."

A escritora falou também sobre o conteúdo do exemplar:

"O livro conta a minha trajetória aqui no Brasil, eu sempre quis escrever a minha, porque ela é cheia de aventuras, de emoção, de luta, de vitória, de muita alegria e muita perseverança. Engraçado que muitas pessoas tiram o título a partir do texto, mas meu título já veio antes de eu escrever o texto. Eu conto a metamorfose da vida humana, de ser humano aqui, nesse plano, nessa terra, nesse planeta. Não é fácil, mas tudo na vida é aprendizado. A gente aprende com situações, com relacionamentos, com experiências vividas, tudo aprendizado, não é um castigo. Então, não tenho um vitimismo, não tenho um 'coitadinha de mim', mas alguém que está aprendendo, está amando essa experiência aqui nesse planeta, nessa terra."

Laila ainda revelou que escreveu o livro de 162 páginas por um celular quebrado, em apenas 45 dias. Para quem se interessar nessa grande história de superação, mas também de muito sorriso no rosto, basta acessar o link https://lailadossantos.ubaldo.com.br/, onde a venda do exemplar da Editora Ubaldo é realizada de forma exclusiva.

Para saber mais sobre a produção e acerca do trabalho da jornalista e escritora, é só entrar no perfil do Instagram @lailadossantoss.

*Sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas