Série Fotografias em São Gonçalo: um novo olhar para a cidade, pelas lentes de Dim Carvalho
Fotógrafo gonçalense tem se destacado mostrando as belezas do município

O movimento de registrar as belezas de diversos cantos em São Gonçalo vem crescendo nas redes sociais. Uma cidade que já foi muito depreciada, agora tem novos olhares a partir das lentes de quem entende do assunto. Um deles é Dim Carvalho, fotógrafo, de 31 anos, que é nascido e criado no município, e há cerca de dois anos decidiu focar mais na fotografia dos lugares em que passava do que nele mesmo.

Ele explica como começou a fotografar a cidade, que em meio a pandemia, segundo ele, precisava ser visualizada de outra forma.
“Com o início da pandemia e as restrições de deslocamento, senti que deveria dedicar meu esforço para um único lugar primeiramente. Vivemos em momentos difíceis e um novo olhar pode mudar tudo. O Luís Alvarenga da Escola Movimento In Foco sempre foi uma das minhas inspirações e também o Rafa Correa. Cada um em sua particularidade consegue mostrar detalhes que muitas vezes deixamos passar batido”, comentou.
O fotógrafo ainda comenta sobre a importância de mostrar cada vez mais o município pelas lentes da câmera.
“Vejo como um resgate da própria origem, uma forma de fazer mais pelo lugar em que vivemos. Por mais que tenha seus defeitos e problemas, é nosso dever como cidadão cuidar daqui e querer o melhor. Sempre digo para os amigos que se eu conseguir atingir pelo menos uma única pessoa entre as dezenas que veem meu trabalho e com isso, despertar nela o desejo de também mudar certos hábitos, isso já é gratificante. E isso vai se replicando”.

Ele ainda relembra outros profissionais que colaboram neste movimento e faz menção as páginas que compartilham esses conteúdos nas redes sociais.
“Tem o Rafa Correa, Baldan, Bruno Ramalho, Fabrício White, Flávia Freitas, Vitor Soares e muitos outros que somam e reforçam esse time. E ter essas páginas voltadas exclusivamente pra cidade e que compartilham tudo de bom que encontram em cada olhar, ajuda a fazer com que a mensagem chegue a mais pessoas”.
Uma informação que vale ressaltar é que Dim Carvalho não tinha uma câmera profissional até novembro do ano passado, fazendo seus registros apenas com o celular, o que torna mais acessível os registros.
“A intenção hoje é sempre mostrar que o olhar é mais importante que o seu equipamento inicial. Sempre incentivo a mostrar essa maneira de ver o mundo e com o tempo identificar a real necessidade de aprimorar o equipamento”, explicou o fotógrafo.
Para quem quiser conhecer mais o trabalho do fotógrafo, basta acessar o perfil do Instagram @dimcarvalho ou no site no endereço: http://dimcarvalho.com/.

*Sob supervisão de Cyntia Fonseca