'Vigorou' no BBB: conheça o artista de São Gonçalo responsável pela jaqueta que Gil usou na final
Iago Carvalho tem 25 anos, mora no Alcântara e está crescendo no mercado da arte

Na última terça-feira (04), o participante do BBB21 Gilberto Nogueira, conhecido como Gil do Vigor, postou uma imagem com uma jaqueta customizada especialmente para ele que, além de colorida, continham os dizeres "Rei da Cachorrada", e muitos desenhos. A jaqueta chamou a atenção da web e também caiu no gosto de Gil, já que ele a usou na final do BBB, transmitida pelo Multishow. O que poucas pessoas sabem é que o artista responsável pela jaqueta é Iago Carvalho, de 25 anos, que nasceu em Niterói e hoje mora no Alcântara, bairro de São Gonçalo. Em uma entrevista exclusiva a O SÃO GONÇALO, Iago contou como foi ver Gil usando sua vestimenta e relatou um pouco de sua história no mundo da arte.

Iago é ilustrador, criador de conteúdo, estudante de arquitetura, desenhista e agora customizador de jaquetas. Ele começou no mundo da arte em 2014, fazendo desenhos e quadros de artistas. "Tudo começou por insistência de uma amiga minha. Eu já estava num curso para conseguir fazer o Teste de Habilidade Específica (THE) para entrar em arquitetura na faculdade. Aí minha amiga me desafiou falando que eu sabia desenhar plantas e prédios, mas não sabia desenhar pessoas. Eu resolvi testar e fiz o desenho da Bruna Marquezine e, na época, ele não tinha as técnicas que tenho hoje, mas as pessoas gostaram. Essa minha amiga, um dia, pegou meu celular e fez um Instagram artístico para mim e postou o desenho. Os fãs da Bruna viram, gostaram, elogiaram, sugeriram mais coisas e a própria Bruna Marquezine viu e curtiu. A partir daí, eu fiz desenhos de outros artistas e fui postando e o pessoal foi gostando", disse Iago.

Mas, o artista conta que foi apenas em 2017 que começou a encarar o que era hobby como profissão. Ele, então, trocou ideias com outros desenhistas, buscou entender mais do assunto na internet e se especializou. Iago também passou a receber encomendas de quadros de diversas pessoas. Em 2020, internautas que acompanhavam o BBB20 sugeriram que Iago mostrasse seu trabalho para os participantes da edição do programa.
"Como eu sou jovem, meu público acaba sendo muito jovem também e começaram a falar para eu enviar meus quadros para os BBBs de 2020. Eu mandei então quadros para o Daniel Lenhardt, para a Flay, a Marcela Mc Gowan, o Guilherme Napolitano, a Bianca Andrade, a Mari Gonzalez, a Ivy Moraes, o Felipe Prior e basicamente todo o elenco. Isso deu mais visibilidade para o meu trabalho, pois eles adoraram", comentou ele.
Foi então que ele começou a receber mais encomendas e, então, descobriu o mundo da customização de jaquetas. Tudo começou quando, no ano passado, ele foi chamado pela Mc Rebecca para fazer os looks do programa dela, cujo nome era "Faixa Preta" e foi exibido pelo Multishow.
"No programa, ela homenageava vários artistas e muitos também era entrevistados. Eu fiz looks customizados para ela usar inspirados na Elza Soares, na Carolina de Jesus, Nelson Mandela e Mohamed Ali, dentre outros. Eu lembro que a Rebecca também me pediu alguns quadros para o cenário e aí eu fiz uns 30 quadros de entrevistados do programa, como Lázaro Ramos, Ludmilla, Taís Araújo. A partir daí, ela dava alguns desses quadros para os famosos e meu trabalho foi se expandindo. Nesse momento, eu também comecei a receber encomendas das jaquetas, quando as pessoas viam no programa, e eu me arrisquei na área apesar de não entender muito", contou ele.
Iago já recebeu encomendas de jaquetas até de pessoas no exterior. Ele também foi o responsável por jaquetas personalizadas enviadas no press kit da Flay (ex-BBB 20) para a música 'Dois Vagabundos', feita em parceria com Lucas Lucco.
Até que, neste ano, ele resolveu fazer as jaquetas para o pessoal do BBB 21. Através da assessoria dos participantes, ele conseguiu fazer com que as roupas customizadas por ele chegassem até os participantes do programa e não deu outra, foi um sucesso.
"Agora eu tenho a minha técnica pessoal ao fazer minhas artes, já que eu investi em outros produtos. Quando eu enviei a jaqueta para o Gil e ele mostrou na final do programa e no Instagram, eu fiquei muito feliz. Eu sempre pesquiso coisas da vida da pessoa para colocar nas jaquetas e personalizar. O Gil disse que adorou a jaqueta, Fiuk, Juliette e Camilla de Lucas também viram durante o programa e comentaram que amaram a jaqueta do Gil. Desde então, todo mundo me manda mensagem pedindo uma igual, eu não paro de responder conversas no Instagram. Ele é 'vigoroso' mesmo, os fãs dele são incríveis, pedem jaquetas igual e tudo. Eu espero que, com isso, os artistas locais de São Gonçalo vejam como podemos expandir nossos trabalhos pelo Brasil. Por causa do Gil, recebo encomendas de diversos lugares do mundo. Todo mundo quer uma jaqueta escrito 'Rei da Cachorrada' para desfilar por aí após a pandemia. Mas eu ainda estou em choque, estou impactado, não sabia que geraria toda essa repercussão", contou ele.

Iago fez jaquetas para Gil do Vigor, Sarah Andrade, Rodolffo Matthaus, Caio Afiune, Viih Tube, Juliette Freire, Camilla de Lucas, Carla Diaz, Pocah, Arthur Picoli, João Luiz e Thaís Braz, dentre outros.






Hoje, Iago ultrapassou os 87 mil seguidores em seu Instagram para 110 mil por conta das postagens de Gil sobre a jaqueta. O artista agora tem planos para o futuro com sua arte. "Eu quero aproveitar essa viralização das jaquetas para trazer conteúdos bacanas para os meus seguidores, falar sobre personalização, fazer mais entregas, vídeos de outros clientes que aprovaram as minhas obras e depois da pandemia eu queria fazer uma exposição dos meus trabalhos. Eu adiei esse sonho da exposição por muito tempo, mas agora acho que chegou a hora. Quero fazer também colaborações com outras marcas, já tem alguns projetos encaminhados. Quero um ateliê e pretendo também abrir a minha marca", contou ele.

Para quem quiser encomendar a jaqueta com o artista, pode entrar em contato com ele pelo Instagram (@iagocarvalhooficial).