Cia de dança exibe ao vivo espetáculo 'Vidas Secas' online na próxima terça (6)
O espetáculo tem realização de renomados bailarinos gonçalenses

Criado e realizado totalmente por renomados bailarinos gonçalenses, o espetáculo Vidas Secas, oriundo do projeto de mesmo nome, será apresentado ao vivo na próxima terça-feira (6), às 20h, pelo Youtube. O projeto foi contemplado pela lei estadual de retomada cultural Aldir Blanc e tem a realização das companhias Cenarte, Dimensões e Teatro Armazém. A classificação é livre.
“Vidas Secas” é um espetáculo livremente inspirado na obra de Graciliano Ramos, com concepção artística de Igor Lopes , que traz à tona alguns temas que fazem parte não só da realidade nacional, como também universal: a opressão do homem pelo homem; o problema da seca e da água, oriundo de um desequilíbrio socioeconômico e ambiental; doze bailarinos corporificam imagens presentes, numa leitura que foge ao regionalismo, mas que busca refletir a “seca” de outra perspectiva.
"Trata-se de uma homenagem ao povo brasileiro através do nordeste, onde trago símbolos da cultura popular, uma riqueza imensurável, além do retirante do sertão que considero patrimônio nacional de resistência e exemplo de coragem para todo brasileiro", explica Igor Lopes.
"Ressignificar Vidas Secas em arte contemporânea tem sido um desafio necessário na minha história. Como coreógrafo preto, morador de uma periferia do Rio, sei exatamente o que é viver em uma realidade com falta de recursos de subsistência. Vidas Secas é uma crítica social que se aplica a qualquer realidade e eu decidi contextualizar no urbano. Também busquei prestar uma homenagem ao povo brasileiro através do nordeste, onde trago símbolos da cultura popular, uma riqueza imensurável, além do retirante do sertão que considero patrimônio nacional de resistência e exemplo de coragem para todo brasileiro", acrescenta o bailarino.
A coreografia tem parceria de Tiago Oliveira e a direção geral, Igor dividiu com a irmã Alinne Kelly Curvão.
Ficha técnica:
Direção Geral : Igor Lopes e Alinne Kelly Curvão
Concepção Artística: Igor Lopes
Coreografia: Tiago Oliveira e Igor Lopes
Preparação Corporal: Cenarte Dimensões
Cenografia: Igor Lopes e Plástica: Joel D´Castro
Direção Musical: C-Afrobrasil e Luan
Figurinos: Gleydson Castro
Produção: T.Piquet Cultura E Arte
Projeto Gráfico: Alinne Kelly Curvão
Bailarinos: Ana Clara Cayres, Anderson Carvalho, Letícia do Carmo, Letícia Xavier, Lucas Santos, Marcelo Souza, Pamela Costa, Paulo Fernandes, Peter Gonçalves, Reinaldo Dutra, Silvia Carvalho e Wallace Guimarães
Filmagem e Edição: Verus Filmes