Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Festival Literário de São Gonçalo - Flisgo promove a edição 'Flisgo Mulher 21'

Evento online acontece entre os dias 13 e 16 de março e traz para reflexão o tema "Mulher e Poder"

relogio min de leitura | Escrito por *Luann Motta Carvalho | 05 de março de 2021 - 12:29
"FLISGO Mulher" fará uma reflexão com o tema "Mulher e Poder"
"FLISGO Mulher" fará uma reflexão com o tema "Mulher e Poder" -

O Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo) irá promover a edição do evento "Flisgo Mulher 21", entre os dias 13 e 16 de março, totalmente online, com transmissão pelo Canal Q-Cria, no YouTube. É a segunda edição do evento cultural, que terá o apoio da Câmara Popular de Mulheres - CPMulher, do Movimento Cidade no Feminino e do Centro Municipal de Referência em Formação Continuada - CREFCON.

O evento ocorre como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e traz para reflexão o tema "Mulher e Poder". Essa ação tem o incentivo da Lei Aldir Blanc.

A parceria com o Movimento Cidade no Feminino e sua Câmara Popular de Mulheres – CPMulher do município gonçalense amplia o espectro da ação e incorpora ao Festival a urgente temática da participação da mulher nos espaços de poder e decisão.

"Não é mais possível que a sociedade brasileira admita a violência de gênero na política e a gritante ausência de representatividade feminina nas instâncias de poder", ressalta Leila Araújo, co-fundadora do Movimento Cidade no Feminino.

Para contribuir com o debate, os painéis terão mulheres da pesquisa, da política, do empreendedorismo, dos movimentos sociais e da produção artístico-cultural. 

A edição deste ano será intensa e, entre os 10 painéis propostos, destaca-se o Painel de Abertura "O que muda quando as mulheres estão no poder?", cujas expositoras são: Beatriz Della Costa Pedreira, cientista social,  pesquisadora de comportamento político e cofundadora do Instituto UPDATE, onde coordena o estudo e a série na web "Eleitas mulheres na política";  Edna Calheiros, professora licenciada da UFRJ e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM-RJ; e a socióloga Marlise Matos,  coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher - NEPEM/UFMG e uma das autoras do livro "Sempre foi sobre nós", sobre violência contra as mulheres, na política, organizado por Manuela D'Ávila.

Para contar a trajetória de luta das mulheres pela cidadania e por mais espaço de decisão, o Painel "Griôs do Feminismo" traz Anna Maria Rattes, advogada e deputada Constituinte; a deputada Benedita da Silva, que foi senadora, vice-governadora e governadora do Estado do Rio de Janeiro; a historiadora e primeira presidente do CEDIM-RJ e ex-representante da ONU Mulheres para o Brasil e Cone Sul, Branca Moreira Alves; e a socióloga e diretora da CEPIA Jacqueline Pitanguy, primeira presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher - CNDM.

Dentre as parlamentares convidadas, confirmaram presença as deputadas Mônica Francisco e Martha Rocha e as vereadoras Priscilla Canedo (SG), Tainá de Paula (RJ) e Walkiquia Nicteróy (Niterói).

O evento discutirá ainda o poder das lideranças femininas em suas comunidades, a ascensão das mulheres no Judiciário e os desafios do empreendedorismo econômico para as mulheres.

Além dos painéis, o evento terá oficinas ministradas pela socióloga e mestra em Ecologia Social Solange Dacach, que serão dirigidas especialmente às integrantes do Movimento Cidade no Feminino. 

Intervenções artísticas com fazedoras de arte e cultura da cidade ilustrarão o debate sobre a ampliação dos espaços de poder e decisão para as mulheres.

"O exercício pleno deste direito inalienável depende de uma mudança cultural. A arte é uma linguagem que acessa todos os públicos e a Flisgo pode e está contribuindo para a consolidação desse direito", destaca Alberto Rodrigues, coordenador do Grupo Acesso Cultural, realizador do Festival.

Para mais informações sobre o evento, os contatos são os perfis no Instagram @flisgo, @cpmulher, @cidadenofeminino e o e-mail oacessocultural@gmail.com.

Confira todas as presenças confirmadas no evento:

Anna Maria Rattes  (ex Deputada Constituinte)

Benedita da Silva (Deputada Federal, ex governadora, ex senadora)

Branca Moreira Alves (Historiadora, primeira presidente do CEDIM-RJ, Representante da ONUMulher para o Brasil e Cone Sul.

Jacqueline Pitanguy (Diretora da CEPIA)

Beatriz Pedreira (Antropóloga, Instituto UPDate/SP. Projeto Eleitas)

Edna Calheiros (Presidente do CEDIM/RJ)

Marlise Mattos (Profa. Dra. UFMG/Projeto PartidA)

Martha Rocha (Deputada Estadual RJ)

Priscilla Canedo (Vereadora SG)

Walkiria Nicteroy (Vereadora NIT)

Tainá de Paula (Vereadora RJ)

Dra. Flávia Nascimento ( Defensora Pública RJ)

Solange Dacach (Socióloga (UFF) Mestra  Ecologia Social)

Monica Francisco (Deputada Estadual RJ)

Dra. Elenice Batista de Souza (OAB-Mulher – SG)

Bianca da Silva (Projeto Cardume)

Janete Guilherme Nazareth (Mulheres do Salgueiro)

Letícia da Hora (Mulheres da Parada)

Profa. Dra. Helena Theodoro (Escritora e Pesquisadora)

Profa. Dra. Shirlei Victorino (Crefcon/SEMED - SG)

*Estagiário sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas