Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,553 | Euro R$ 6,4098
Search

Livro da escritora gonçalense Íris Figueiredo será adaptado para o cinema

Lançado em 2018, o livro 'Céu sem estrelas' foi bem recebido pelo público e pela crítica

relogio min de leitura | Escrito por Daniel Magalhães | 04 de março de 2021 - 16:03
O livro será adaptado pela produtora Elo Company, responsável por títulos reconhecidos mundialmente
O livro será adaptado pela produtora Elo Company, responsável por títulos reconhecidos mundialmente -

O livro 'Céu sem estrelas' da escritora gonçalense Íris Figueiredo receberá uma adaptação para o cinema. O livro, que foi um sucesso de público e arrancou grandes elogios da crítica e blogs de ávidos leitores de literatura e ficção, teve seus direitos comprados pela distribuidora e produtora Elo Company, responsável por títulos reconhecidos internacionalmente, como a animação O Menino e o Mundo, que recebeu 45 prêmios em todo o mundo e foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016.

Ainda em fase de desenvolvimento, a direção e o elenco do longa 'Céu sem estrelas' ainda estão sendo definidos. A expectativa da autora, de 28 anos, no entanto, é grande e ela espera uma adaptação emocionante assim como a história que cativou diversos leitores ao redor do Brasil.

"É uma responsabilidade muito grande e confesso que não sei muito bem como me sinto em relação a isso. Eu fico muito feliz, eu sei que é algo muito difícil e eu sou muito grata pela oportunidade de escrever e ter pessoas que tenham se interessado por essa história e achar que ela pode funcionar no cinema. É uma história que mexeu com muita gente e saber disso me deixa muito feliz. Eu espero que seja uma história que chegue a muitas pessoas, que represente bem o livro, acima de tudo os conflitos, as personagens com todas as suas complexidades que eu tentei passar, e que essa história que foi feita com tanto carinho chegue ao coração de mais gente e seja muito especial e mude a vida de outras pessoas. É isso que espero, que o filme seja uma extensão daquilo que construí com o livro", contou.

A adaptação de 'Céu sem estrelas' para o cinema não é sorte de principiante. Íris Figueiredo é uma autora conhecida pela comunidade literária por conta de seus livros que retratam de maneira fidedigna questões do público jovem e adolescente, que é o alvo de seus livros. A autora, que teve seu primeiro livro publicado aos 17 anos, também escreveu outros títulos conhecidos entre o público jovem, como 'Confissões On-line', 'Pisando em Nuvens' e 'Dividindo Mel'.

Em 'Céu sem estrelas', porém, Íris apresenta uma história mais madura e sólida, compatível com os dramas e indecisões dos adolescentes perdidos entre o fim dessa conturbada fase da vida e o início da complicada vida adulta. Lançado em 2018, o livro conta a história de dois protagonistas: Cecília e Bernardo. A obra acompanha o crescimento dos dois diante das dificuldades da vida adulta, como desemprego, relacionamentos familiares fragilizados, além de questões de saúde mental como a depressão. Cecília, após ser expulsa de casa por sua mãe, é acolhida pela melhor amiga Iasmin em sua casa, onde ela acaba se apaixonando por Bernardo, irmão mais velho de Iasmin. A história aborda o ponto de vista dos dois sobre o relacionamento, mostrando que cada um tem suas dificuldades a serem vencidas.

Nascida e criada no bairro Nova Cidade, Íris mora atualmente em Trindade, mas foi na internet onde ela fez seu nome e chamou a atenção de editoras interessadas em suas histórias. "No final de 2009 para o início de 2010, eu criei um blog onde eu falava de livros e uma editora se interessou e perguntou se eu tinha algo escrito porque eles achavam interessantes as resenhas que eu fazia de livros e também queria saber se eu queria escrever, já que eu comentei algumas vezes no blog sobre isso. Eles aceitaram um dos meus livros para publicação e foi assim que comecei minha carreira de escritora.", contou.

Os planos para o futuro da autora, incluem o relançamento de seus livros de sucesso e também a criação de outros títulos com a mesma abordagem que 'Céu sem Estrelas'.

"Nós vamos relançar a duologia 'Confissões On-line' neste ano e também vamos lançar a coletânea 'De repente adolescente' pela Editora Seguinte, e essa coletânea tem um conto meu e de outros escritores", adiantou. Entre os planos da autora também está a criação de um livro spin-off sobre a história de Iasmin, a melhor amiga da protagonista Cecília de 'Céu sem estrelas', que a acolhe em sua casa, porém ainda sem data de previsão.

Matérias Relacionadas