Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7226 | Euro R$ 6,1833
Search

Ana Maria Braga se desculpa e admite erro ao falar sobre ‘racismo reverso’

Apresentadora explicou a situação na abertura do 'Mais Você'

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de março de 2021 - 16:51
Ana Maria falou sobre o assunto no 'Mais Você' de hoje
Ana Maria falou sobre o assunto no 'Mais Você' de hoje -

Depois de falar que Lumena fazia ‘racismo reverso’ com Carla Diaz no ‘BBB 21’, Ana Maria Braga foi muito julgada na internet e usou a primeira parte do ‘Mais Você’, nesta terça-feira (02), para pedir desculpas ao público.

Na última segunda-feira, Ana Maria discutiu a temática do termo ‘branquitude’. "Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso", comentou.

Na manhã desta terça, a apresentadora afirmou que não há ‘racismo reverso’ no Brasil e que ainda sabe pouco sobre o assunto. Ela ainda explicou como muitas pessoas usam erroneamente esse termo na sociedade brasileira.

"Eu gosto muito de assumir meus erros porque acho que a gente vai aprendendo. Ontem, depois do programa, eu vi várias postagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude se referindo a Carla Diaz. Neste momento, eu usei a expressão 'preconceito reverso', entendida por muitos como 'racismo reverso', e vieram muitas criticas. Isso me fez buscar a informação", começou a apresentadora.

"Na maioria das vezes, nesse assunto, a gente é muito desinformado. Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso de 'preconceito contra brancos' porque a definição de racismo não se limita a cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é tema de opressão. E para haver racismo, precisa haver relações de poder. E negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos", comentou a apresentadora, que ainda citou outra vez o "BBB" e "a dificuldade da sociedade em debater essas questões".

"Não faz sentido usar essa expressão, então, peço desculpas. E a gente aproveita o que aconteceu como oportunidade para divulgar a informação e falar mais sobre isso", concluiu Ana Maria. 

Matérias Relacionadas