Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Companhia de teatro de Niterói seleciona atores trans para peça 'João e Maria'

Saiba como se inscrever!

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 14 de fevereiro de 2021 - 09:30
O grupo atua em Niterói e região
O grupo atua em Niterói e região -

A Cia Ópera Prima Teatral está buscando dar mais espaço a atores transgêneros (trans) e, por isso, eles estão realizando audições para selecionar artistas do Rio de Janeiro para participar da nova peça da companhia, o espetáculo 'João e Maria'. O roteirista, autor, diretor e produtor da peça Carrique Vieira, de 57 anos, explicou que, no palco, serão preparadas muitas surpresas para o público e para os atores. 

A seleção do artistas transgêneros ocorrerá na próxima terça-feira (16), às 16h, no espaço do Centro Educacional Esportivo Social Ambiental (CEESA), localizado em Itaipu, Niterói. A ideia de selecionar personagens trans é dar espaço para o desenvolvimento destes que sonham com o mundo artístico.

"O espetáculo não será exclusivamente feito com artistas trans, mas contará com cerca de 10 destes. A ideia surgiu quando, em 2018, a companhia fez um espetáculo com personagens trans, no entanto, feito por atores cisgêneros (que se identificam com o sexo com o qual nasceram). A partir daí, eu senti essa necessidade de dar visibilidade para essa galera que também é artista, que pensa, que formula e que podem construir um núcleo de representatividade para incentivar outros. Desejamos que eles mesmos se empoderem, pois, eu, por exemplo, sou da comunidade LGBTQ+, mas continuo sendo cis, então, não posso entender como um trans se sentiria", disse Carrique, que também é um dos fundadores da companhia teatral. A Cia Ópera Prima Teatral nasceu em 1999, após uma peça no Sesc de São Gonçalo, Carrique era professor do local.

O roteirista e fundador da companhia explica que a peça terá muitas surpresas
O roteirista e fundador da companhia explica que a peça terá muitas surpresas |  Foto: Divulgação
 

Carrique espera juntar cerca de 10 pessoas trans no elenco, além das 20 pessoas do coletivo que são cisgêneros. "Nossa ideia é estrear no segundo semestre de 2021, de forma presencial, em algum teatro no Rio, em Niterói ou São Gonçalo. Estamos pretendendo fazer o ensaio presencial, mas respeitando as normas da saúde, como o uso de máscaras e álcool em gel, e com os atores fazendo o teste de Covid constantemente", relatou o niteroiense. 

A Cia Ópera Prima Teatral, com sede em Niterói, conta com o apoio de Eduardo Braga, um dos representantes do movimento LGBTQI+ em São Gonçalo, e Campelo, conhecido por fazer parte do Coletivo Transparente, em Niterói, dentre outros. 

Outros atores cis já interpretaram personagens trans na companhia
Outros atores cis já interpretaram personagens trans na companhia |  Foto: Divulgação
 

Serviço: 

A primeira audição para os atores trans ocorrerá na próxima terça-feira (16), às 16h, no CEESA (localizado na Rua Georgina Conceição, 200, Itaipu, em Niterói). Quem deseja participar deve se inscrever no formulário com o link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBxHvTDMv3CwA9sGjNZbFTQLf1q1yEY6D9hhuj30gSMAVqyg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628 

Outras audições podem ocorrer até o dia 15 de março. 

Matérias Relacionadas