Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Coletivo 'Povo do Livro' reúne mais de 30 escritores e movimenta a Cultura em Maricá

Próxima live no Instagram oficial do coletivo acontece amanhã (29), às 19h30

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de janeiro de 2021 - 12:00
Imagem ilustrativa da imagem Coletivo 'Povo do Livro' reúne mais de 30 escritores e movimenta a Cultura em Maricá

Maricá, berço turístico de belezas inigualáveis, sempre foi tema de canções, versos e prosas, além de ser o esconderijo de muitos fazedores de cultura. De pulsante e crescente população, a cidade conta com talentosos escritores e artistas em geral.

Assim, pelo amor aos livros e à literatura, o grupo nasceu na mente e no coração do escritor Manoel Lago.

“O coletivo Povo do Livro nasceu da necessidade de apresentar os escritores de Maricá, como grupo, por ocasião do 1° Festival Internacional da Utopia de Maricá. Na 1ª FLIM (Feira literária de Maricá), em 2013, fui convidado pela secretaria municipal de educação a reunir, numa barraca da feira, os escritores da cidade. Foram 6 escritores naquela ocasião. Em 12 de maio de 2016, o grupo foi oficialmente criado e a nossa participação no Festival foi um sucesso", pontua Manoel.

Em 2019, mais de 20 escritores compunham o coletivo, momento em que foi produzida e lançada a “Antologia Crônicas & Poesias de Maricá”. No fim do mesmo ano, os membros se uniram para participar da 5ª Festa Literária de Maricá, evento que fortaleceu a união do Povo do Livro.

Hoje, com mais de 30 membros, o grupo possui boa representatividade na cidade e conta com escritores de longa carreira literária como Tânia Vidal, Natália Lenhard, Roberta de Souza, Luciene Prado, Cezar Brum, Alexandra Lambraki, Marcia Mathias Fleury, entre outros.

Com a pandemia, os muitos planos do grupo foram adiados, entretanto, a produção de sua segunda Antologia está a todo vapor. Além disso, dentro da dinâmica do grupo, nasceram parcerias literárias de sucesso, como o livro infantil “Nina em suas Viagens pelas Diferenças”, assinado pelos autores Nilton Oliveira e Alessandra Honorata.

E, seguindo os passos da maioria dos fazedores de cultura, o coletivo apresenta saraus e lives em seu Instagram @povo.do.livro. A próxima apresentação acontecerá no dia 29 de janeiro, às 19h30, sob a batuta do poeta Altamir Costa, momento em que os autores apresentam suas obras e produções.

O Povo do Livro, diversificado em sua essência, conta com escritores premiados ou indicados a prêmios literários e membros de academias, que escrevem obras infantis, romances, ficção científica, poesias, obras sobre educação.

Matérias Relacionadas