Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Prefeitos farão ato público

Conleste vai pressionar governo federal e Petrobras para continuar obras do Comperj

Escrito por Redação | 04 de agosto de 2015 - 08:51

Prefeitos se reuniram para eleição de novos membros do Conleste e para definir o ato

Foto: Divulgação

Prefeitos de 10 dos 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) aprovaram, ontem, a realização de um ato público, no próximo dia 24 de agosto, pela retomada das obras da refinaria (trem 1) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que está com 82% das obras concluídas. A decisão foi tomada pelos prefeitos que participaram do encontro que, entre outras definições, reelegeu Helil Cardozo para o segundo mandato na presidência do consórcio. Na ocasião, Helil leu uma carta lembrando recente anúncio da Petrobras de só incluir a refinaria nos planos da companhia para 2015-2019, se houver um parceiro da iniciativa privada interessado.

“É importante sensibilizar o Governo Federal e a Petrobras para esta situação que estamos vivendo. Nos planejamos para receber uma Ferrari e agora estamos sem gasolina. O Comperj foi descartado. Mas que, pelo menos, seja construída a refinaria. É o mínimo que eles precisam se comprometer conosco para compensar esse passivo social e financeiro”, explicou Helil Cardozo aos prefeitos.

O Conleste tem agora como vice-presidente, a prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida. Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria da Agência de Desenvolvimento do órgão (AD-Leste), que passa a ter como presidente o prefeito Valber de Carvalho, de Tanguá. A vice-presidência ficou com Rogério Cabral, prefeito de Friburgo. O prefeito de Magé, Nestor Vidal, ressaltou a confiança do grupo em Helil Cardozo, justificando sua reeleição. “O Conleste é um grupo resistente. Helil tem sido uma grande liderança, presente e sempre à disposição. Por isso, estamos juntos em defesa da nossa região”.

A realização do ato foi aprovada por unanimidade entre os prefeitos presentes. Além de Helil Cardozo, participaram do encontro os prefeitos de Saquarema, Francine Motta; Cachoeiras de Macau, Cica Machado; Nova Friburgo, Rogério Cabral; Teresópolis, Arlei Rosa; Guapimirim, Marco Aurélio; Magé, Nestor Vidal; Rio Bonito, Solange Almeida; Tanguá, Valber de Carvalho, e Silva Jardim, Tião Rocha (em exercício). Niterói enviou seu subsecretário executivo, Braz Colombo.

Matérias Relacionadas