Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Sine investe na melhoria do atendimento à população

relogio min de leitura | Redação 03 de outubro de 2015 - 19:32

Com a mudança, atendente e quem procura emprego ficam um ao lado do outro para ver as chances

Foto: Sandro Giron/ Divulgação

Uma mudança simples no atendimento do posto municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itaboraí tem dado mais tranquilidade aos trabalhadores que buscam o local à procura de oportunidades de emprego na cidade. Candidato e atendente ficam lado a lado, de frente para a tela do computador, durante o cadastramento das informações. Dessa forma, ambos visualizam a inserção dos dados.

“É uma mudança simples, mas extremamente positiva, já que torna mais transparente e participativa a procura das oportunidades. Afinal, o trabalhador sai do Sine sabendo de todas as vagas que temos”, revela o coordenador do Sine/Itaboraí, Anderson Santana. “Outro ponto que melhorou muito com a mudança foi na hora de preencher o questionário com dados pessoais do candidato. Antes, havia certa insegurança na hora do candidato passar informações particulares. Agora, a pessoa fica mais tranquila, já que vê, na tela do computador, que é um procedimento padrão do Sine. Até dados antes omitidos, hoje são passados naturalmente”, acrescenta.

Almerinda Ferreira, de 46 anos, que busca há oito meses um trabalho, disse que recebeu dicas importantes no Sine. “Cadastrei-me pelo Sine na esperança de conseguir trabalho. Estava buscando por conta própria, mas percebi que sozinha não ia conseguir. Aqui no Sine, além de poder entrar no banco de vagas na instituição, recebi várias orientações importantes de como me portar e me vestir em uma entrevista de emprego, por exemplo”, conta.

Posto atende 250 pessoas por dia

O subsecretário de Trabalho e Renda de Itaboraí, Leonardo Amando, aprova a adoção de uma padronização dos postos do Sine em todo o Brasil, anunciada recentemente pelo Ministério do Trabalho.

“Aproximar as empresas e a mão de obra, possibilitando o exercício da cidadania individual, já é missão consolidada. É chegado o momento de ir além, ampliando o papel das agências do Sine para executar funções típicas de uma consultoria de recursos humanos, capacitando,
qualificando, buscando entender qual o melhor talento que cada profissional possui, visando o melhor atendimento de suas necessidades e das empresas. Este é o desafio a ser perseguido, daqui em diante”, destaca Amando.

Sine - Situado na Rua Dr. Pereira dos Santos, s/nº, no Centro, o Sine completa cinco anos no fim de 2015. O posto faz uma média diária de 250 atendimentos e tem cerca de 30 empresas cadastradas que divulgam suas vagas. “Além do encaminhamento, orientamos o trabalhador a elaborar um currículo e a maneira mais correta de se portar em uma entrevista de emprego. Vale ressaltar que intermediamos vagas em outros municípios, já que operamos um banco de dados estadual”, explica o coordenador do Sine/Itaboraí.

Matérias Relacionadas