Túnel ferroviário já pode receber turistas

Prefeitura limpou toda área, fez capina e retirada de entulhos
O histórico túnel ferroviário de Porto das Caixas, em Itaboraí, vem recebendo investimentos da Prefeitura no sentido de revitalizar o local e permitir à população a visita ao patrimônio. Ontem, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou um grande trabalho de limpeza da área com capina, retirada de entulhos e nivelamento do solo ao redor da linha de trem. A ação visa tornar mais visível a antiga linha férrea e também a entrada do primeiro túnel ferroviário do Brasil.
“Mesmo sabendo que esse túnel não poderá ser totalmente revitalizado, a Prefeitura quer tornar o local mais acessível à visitação pública. Aqueles que tiverem curiosidade já poderão ver a entrada da construção e parte da linha férrea”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Marcos Le Gentil.
Iniciada em 2013 pela prefeitura, a primeira etapa do programa de revitalização das ruínas do túnel ferroviário foi concluída com a demolição de casas construídas irregularmente em cima e nos arredores da construção.
Neste momento, está em fase final a elaboração de um projeto que prevê a construção de uma praça no local, prestigiando o túnel e agregando mais valor também ao turismo religioso, outra forte tradição em Porto das Caixas.
Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a prefeitura prepara, ainda, a realização de um estudo de viabilidade para a revitalização do entorno da Igreja de Porto das Caixas, previsto para começar no primeiro semestre de 2016.
“Estamos trabalhando para dar àquele lugar a dignidade que ele merece. Vamos valorizar sua história e também ajudar a população de Porto das Caixas e Visconde de Itaboraí”, disse o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí (FCI), Claúdio Rogério Dutra, um dos responsáveis pelos projetos.