Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2551 | Euro R$ 6,0865
Search

Bebê é abandonada em Niterói

Mãe de menina deixa carta para uma mulher pedindo para ela cuidar e dar amor à criança

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de agosto de 2015 - 22:22

Menina foi encontrada perto de igreja em uma bolsa e estava, aparentemente, bem cuidada

Foto: Alex Ramos

Por Marcela Freitas

“... Meu coração está dilacerado, despedaçado, por favor, fique com Maria... O amor que não poderei usufruir de minha filha, usufruam vocês”. O trecho foi extraído de uma carta encontrada junto a uma menina de, aproximadamente, 15 dias, abandonada, na noite de terça-feira, na porta da Comunidade Católica Eis o Cordeiro de Deus, na Travessa Zamor de Perni, no Fonseca, em Niterói.

A carta foi endereçada a uma mulher chamada Ângela, que supostamente frequenta o local. Na carta, a mãe pede que Ângela fique com a menina, a quem chamou de Maria. A mãe diz, ainda, que perambulou todo um dia com ela até resolver abandoná-la.

Ela conta ainda que teve a menina sozinha e não procurou o hospital. De acordo com uma pessoa da comunidade, que pediu para não ser identificada, há uma Ângela no local que pertence a um dos grupos de oração. Entretanto, ela não sabe se a mulher teve conhecimento do abandono da criança e da carta endereçada a ela.

“Meu filho ouviu no rádio e me falou. Só fiquei sabendo disto pela manhã. Temos uma Ângela aqui, mas não podemos afirmar que é ela a pessoa indicada pela mãe a cuidar do bebê”, disse.
A menina foi deixada dentro de uma bolsa rosa, em uma área com mato, próximo ao portão da comunidade católica. A criança foi localizada por moradores que estranharam a sacola. Após verem que se tratava de uma criança, eles acionaram os bombeiros, que a levaram ao Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), também no Fonseca, e próximo ao local onde o bebê foi encontrado.

De acordo com a aposentada Lucília Barbosa, de 70 anos, o filho dela ajudou a cuidar da menina até a chegada do bombeiro. Ainda segundo ela, o filho viu quando a mãe da criança deixou o local. “Meu filho ficou bastante emocionado ao ver a criança. Ela usava roupa humilde, mas estava limpinha e parecia ser bem cuidada. Meu filho disse que viu uma jovem passar por ele, e, ela pode ser a mãe da criança. Era uma mulher mulata, aparentando entre 20 e 30 anos, magra e cabelos cacheados”, disse.

Conselho – De acordo com o conselheiro tutelar Isaías Borges, ele foi acionado pela Polícia Civil para comparecer ao hospital. “A menina foi assistida pelo conselho tutelar de plantão e o caso será encaminhado ao Conselho III, que atende a essa região. Ela está bem e saudável. O caso foi comunicado ao Ministério Público, que irá determinar para onde ela deve ser levada”, explicou. O caso foi registrado na 78ª DP (Fonseca) como abandono de incapaz, que prevê pena de seis meses a três anos de detenção. Segundo o Heal, o caso da menina é estável.

Matérias Relacionadas