Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Ação social beneficia mais de 6 mil em Porto das Caixas

relogio min de leitura | Redação 16 de junho de 2015 - 12:08

Ao todo, 200 casais participaram do casamento comunitário que ocorreu na escola municipal

Foto: Divulgação/Sandro Giron

Itaboraí comemorou o dia de Santo Antônio, no último sábado, celebrando cerca de 200 casamentos gratuitos durante a 15ª edição da ação social Prefeitura Perto de Você, que aconteceu na Escola Municipal Símaco Ramos de Almeida, em Porto das Caixas. Além da realização dos casamentos, o evento prestou 6.415 atendimentos à população, colocando à disposição do público toda a administração da Prefeitura, incluindo os gabinetes do prefeito Helil Cardozo e dos secretários municipais para atendimento direto aos moradores da cidade.

A parceria com outros órgãos garantiu também ações do Poder Judiciário, Detran e Fundação Leão XII, além de serviços da iniciativa privada. “Sempre é um grande prazer realizar esta ação social. Hoje, estamos celebrando quase 200 casamentos. Se somarmos com os que já foram feitos, desde o início desse projeto, já chegamos a dois mil casais que oficializaram a união graças a nossa parceria com os juízes da Comarca de Itaboraí, que têm colaborado como voluntários e feito um grande bem à nossa população”, disse o prefeito Helil Cardozo.

Para ter direito a se casar, foi preciso determinação. Ao todo, foram disponibilizadas 200 senhas para o atendimento judiciário. O primeiro casal da fila chegou à escola municipal três dias antes do evento. Jhonata Gonçalves, de 23 anos, e Antonela Ferreira, 30, dormiram em um colchão na porta da escola para poder dizer o tão sonhado sim em frente ao juiz de paz. “Essa foi a a terceira ação social na qual tentávamos casar e só agora conseguimos. Estou muito contente. Já moramos juntos, há dois anos, e temos um bebê. Agora, estamos completamente felizes”, disse Antonela.

Apesar da antecedência, por pouco o casamento não foi adiado, já que o documento de identidade de Jhonata estava quase ilegível por ter sido molhado acidentalmente. O noivo, então, aproveitou o serviço do Detran para emitir uma nova carteira.
O Detran emitiu 178 novos documentos. Ana Clara da Silva, 12 anos, aproveitou o evento para tirar a sua primeira identidade. “Quando soube da ação social no bairro, pensei logo em vir e tirar meu documento. Sei que ainda sou nova, mas a identidade é um documento muito importante, por isso não perdi tempo”, disse Ana.

Outros serviços – Por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine), a Secretaria de Trabalho e Renda realizou 119 atendimentos. Já a pasta de Meio Ambiente e Urbanismo distribuiu, gratuitamente, 500 mudas de plantas, enquanto a pasta de Agricultura, Abastecimento e Pesca ofereceu 213 sementes diversas. A Saúde confeccionou 460 cartões do SUS, com 208 orientações, distribuições de preservativos e 80 atendimentos da oftalmologia, dentre os diversos serviços de atenção básica prestados.

Gabriela II – A próxima edição do Prefeitura Perto de Você acontece no dia 11 de julho na Escola Municipal Neuza Sales, no bairro Gabriela II.

Matérias Relacionadas