Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Os telefones úteis para a população

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de janeiro de 2017 - 15:00

Para chamar as polícias ou os Bombeiros, todos já sabem: ligue para 190 ou 193.  Mas há muitos outros tipos de emergências ou serviços importantes que a população precisa. No estado, há telefones para emergências como acidentes e intoxicação; para denunciar abusos como intolerância ou agressões; para garantir direitos do consumidor; e até para facilitar o agendamento de vistoria do Detran.

Alguns serviços acompanham procedimentos que têm melhorado a vida do cidadão fluminense como um todo, como o Disque Transplantes e o Procon. Outros fortalecem o caminho que o estado tem trilhado em respeitar a individualidade e integridade de cada pessoa: há canais para casos que são ameaças aos direitos individuais, como racismo, homofobia, intolerância religiosa e violência doméstica.

Conheça o que cada serviço pode oferecer

Disque Cidadania LGBT 0800 023 4567 - Para orientar LGBTs e familiares em situação de violência e discriminação. Aconselhar LGBTs em situação de crise, processo de descoberta, medo, rejeição familiar, entre outros. Informar sobre serviços e ações voltadas para LGBTs no estado.

Detran 0800 020 4040 e 3460-4040 - Para agendar a vistoria anual. O 0800 é para quem está no interior e o outro número para motoristas da capital.

Disque Transplante 155 - Recebe notificações de morte encefálica em todo o estado, agilizando o contato entre os profissionais de saúde e o Programa Estadual de Transplantes. Também tira dúvidas sobre o assunto.

Polícia Militar 190 - Quando a pessoa é vítima da ação de infratores, situações de risco e perturbação da ordem

SAMU 192 - Problemas clínicos, traumas, acidentes, alteração do estado de consciência e intoxicação. Também pode ser acionado em caso de morte natural ocorrida em casa

Bombeiros 193 - Incêndios, acidentes, corte de árvore, salvamento de pessoas ou animais, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, soterramentos e retirada de animais que podem atacar

Polícia Civil 197 - Para denúncias de porte de arma, drogas, tráfico, entre outros

Defesa Civil 199 - Em casos de alagamentos e enchentes, processos erosivos, derramamento de óleo em via pública, pontes com a infraestrutura abalada e demais casos de emergência

Procon 151 - Situações que ferem o Direito do Consumidor

Disque Mulher 2332-8249 - Quando há mulheres em situação de violência ou discriminação

Racismo / Intolerância Religiosa 2334-5577 - Para denunciar casos de injúria e discriminação em geral

Matérias Relacionadas