Professores serão capacitados para atender alunos autistas

Essa é a segunda turma a ser capacitada. Em 2015, 30 professores receberam o treinamento
Foto: DivulgaçãoCerca de 150 professores concursados da Educação Infantil estão sendo capacitados para aprimorar suas práticas de ensino, visando oferecer melhores condições de estudo aos alunos autistas da rede municipal de Itaboraí.
O curso, oferecido gratuitamente pela Prefeitura em parceria com a UFF, começou na segunda-feira e terá duração 45 dias. Em 2015, outros 30 profissionais da cidade também participaram da capacitação.
A subsecretária de Ensino de Itaboraí, Dilcelene Quintanilha, ressalta que o município se mantém como referência no tratamento do autismo. Em 2014, a Prefeitura inaugurou a primeira Clínica-Escola do Brasil, criando condições para que esses alunos sejam diagnosticados, tratados e inseridos da melhor forma possível em escolas regulares.
“Em geral, as faculdades não preparam profissionais para lidar corretamente com autistas. Por isso, a formação se torna necessária, para que sejam ampliadas as práticas pedagógicas”, explica Dilcelene.
O curso conta com quatro módulos, que abordam temas como a identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais e a importância da qualificação do profissional da Educação Infantil.
Para a professora Gisele do Nascimento, coordenadora da Clínica-Escola e uma das responsáveis pelo curso na UFF, quanto mais cedo acontecerem intervenções pedagógicas, terapêuticas e nutricionais, melhores serão os resultados.
“O Autismo é uma deficiência que precisa ser exaustivamente estudada por educadores, terapeutas e médicos. É fácil reverter comportamentos inadequados ou alfabetizá-los, mas só profissionais que dispõem capacitados conseguem”, afirma a professora, que também é autista.