Orquestra da Grota apresenta ‘Do Barroco ao Barraco’ no Mimo Festival para Crianças

Evento completa 15 anos e tem sua primeira versão infantil no Rio

Escrito por Redação 13/01/2022 20:52, atualizado em 13/01/2022 20:52
A entrada é gratuita
A entrada é gratuita . Foto: Divulgação

A Orquestra da Grota está entre as atrações do Mimo para Crianças, versão infantil - inédita no Rio - do tradicional festival internacional de música que completa 15 anos em 2022. Com o espetáculo “Do barroco ao barraco”, o grupo irá apresentar obras do período marcado por compositores consagrados como Handel e Vivaldi, construindo uma ponte com a atual realidade brasileira, retratada em canções de artistas como Zé Keti, Sivuca e Djavan. O concerto é nesse domingo (16/01), às 11h, no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, que fica no interior do Parque da Cidade, na Gávea, Zona Sul do Rio. A entrada é gratuita.

Fundador do Espaço Cultural da Grota, projeto social que abriga a Orquestra, o músico e professor Márcio Selles conhece bem as realidades das duas épocas retratadas no concerto. Ao lado da esposa e também musicista Lenora Mendes, eles integraram o Conjunto de Música Antiga da UFF e coordenam os cerca de 20 instrumentistas da Grota, já habituados a transitar entre os diferentes estilos musicais.

“Ficamos muito felizes com o convite e, principalmente, com a proposta que nos foi apresentada, de unir estilos e épocas aparentemente muito diferentes num mesmo espetáculo, mas que, de certa forma, guardam entre si aspectos comuns, já que o barroco foi um movimento que contribuiu, no século 18, para ensinar música a meninas de um orfanato em Veneza. Hoje, trabalhamos com a formação de crianças e jovens de comunidades carentes, dando continuidade a essa magia que a arte proporciona, que é a de formar cidadãos”, afirma Márcio.

Serviço:

Festival Mimo para Crianças

Orquestra da Grota – Do Barroco ao Barraco

Dia: domingo, 16/01

Hora: 11h

Local: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, Parque da Cidade, Gávea

Entrada franca

Sobre o Espaço Cultural da Grota


O Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 26 anos. Além da sede principal, na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, há outros 17 polos distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos oriundos de comunidades carentes.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas