Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1626 | Euro R$ 5,5173
Search

Itaboraí: Defesa Civil apresenta Plano Verão 2022 para mitigar impactos das chuvas da estação

Município já iniciou o processo de capacitação de profissionais que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), líderes comunitários e representantes da sociedade civil

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de outubro de 2021 - 19:39
Defesa Civil apresenta Plano Verão 2022 em Itaboraí
Defesa Civil apresenta Plano Verão 2022 em Itaboraí -

Com o objetivo de mitigar os possíveis impactos das chuvas de verão, que compreende o período entre dezembro a março, a Defesa Civil de Itaboraí iniciou um ciclo de capacitação para apresentar o Plano Verão 2022 a profissionais que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), líderes comunitários e representantes da sociedade civil.

Realizada pelo subsecretário de Defesa Civil, major Marlon Pina, as apresentações começaram nas unidades do CRAS de Visconde, Itambi e Ampliação, na última segunda-feira (18/10). Já nesta quarta-feira (20/10), a capacitação será promovida nos CRAS da Reta (às 9h), Jardim Imperial (às 11h) e Cabuçu (às 14h). Na quinta-feira (21/10), o ciclo será encerrado no CRAS Apolo, às 9h.

"O principal objetivo dessa capacitação é mostrar que a Defesa Civil de Itaboraí está preparada e já possui um plano de contingência para mitigar possíveis impactos causados pelas chuvas de verão. Pela geografia do município, nosso planejamento é feito para prevenir enchentes, inundações e alagamentos. Tivemos um inverno atípico neste ano e, por isso, a previsão é que podemos ter um verão atípico também", explicou o subsecretário de Defesa Civil, major Marlon Pina.

Na capacitação, foram apresentadas as principais formas de atuação dos agentes comunitários durante um fenômeno natural, para auxiliar a identificar as famílias mais vulneráveis e informar os pontos mais atingidos em caso de ocorrências. Além disso, também foi exibido o plano de gerenciamento de abrigos temporários e como funcionam, caso tenham que ser instalados nos bairros.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), Marcos Araújo, acompanhou o início do ciclo de capacitações com as equipes do CRAS. De acordo com a gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Karine Tavares, os profissionais que atuam nessas unidades conhecem as principais demandas e vulnerabilidades das famílias de regiões consideradas mais críticas do município.

Informações

Para receber informações sobre a possibilidade de chuvas, ventos e riscos de desastres no município, os itaboraienses podem contar com um canal direto com o órgão. Para se cadastrar, basta enviar um SMS (mensagem de texto) para o número 40199 e informar o Código de Endereçamento Postal (CEP). O serviço é totalmente gratuito e tem por objetivo preparar a população de forma antecipada para prevenir acidentes em decorrência de fenômenos naturais. Em caso de emergência, ligue 199.

Matérias Relacionadas