Outubro Rosa: São Gonçalo faz campanha de doação de sangue

Ação será realizada neste sábado (9) no Centro de Oncologia, no Zé Garoto

Escrito por Redação 08/10/2021 17:35, atualizado em 08/10/2021 18:18
Campanha começa neste sábado (9)
Campanha começa neste sábado (9) . Foto: Lucas Alvarenga/Ascom

Com uma doação de sangue é possível salvar até quatro vidas. Com esse intuito, a Campanha #VáDeRosa, em comemoração ao Outubro Rosa, vai realizar uma ação de coleta de sangue, neste sábado (9), no Centro de Oncologia, no Zé Garoto. A atividade faz parte do calendário organizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, através da Coordenação de Políticas Públicas de Combate ao Câncer.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50kg, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue, não ter nenhum processo inflamatório, não ter piercing e tatuagem há menos de um ano. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

No caso dos jovens de 16 e 17 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Covid – Com relação ao coronavírus, pessoas que já tiveram a doença podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue. Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa aguardar o prazo de 30 dias para doar, respeitando a janela necessária para evitar o contágio tradicional no ambiente da unidade. Já os que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por um ano após a cura.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas