Estudantes dão uma aula de combate ao ‘bullying’

No Salão Nobre da prefeitura, professores e alunos apresentaram palestras, vídeos e peça
Foto: DivulgaçãoA Prefeitura de Itaboraí realizou, ontem, em seu Salão Nobre, uma cerimônia referente ao Dia Municipal de Enfrentamento ao Bullying. Na ocasião, profissionais e alunos da rede municipal de ensino expuseram seus trabalhos, ideias e debateram sobre o tema.
“O que fazemos hoje é a reunião de algumas atividades de enfrentamento ao bullying desenvolvidas nas unidades escolares, que já têm a orientação para tratar o assunto ao longo do ano”, disse Dilcelene Quintanilha, subsecretária de Ensino.
O evento teve início com apresentação teatral de alunos da Escola Municipal (EM) Clara Pereira de Oliveira. Em seguida, a historiadora Luara Santos palestrou sobre “Relações étnico-raciais na escola”. Gianni Isidoro e Viviane Reis falaram sobre “A herança que a África traz para as brincadeiras e jogos infantis”. Já Kátia Almeida apresentou um relato de experiência e intervenção ao bullying.
“Com as obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), muitas crianças de outras regiões se matricularam na escola. E notei que os alunos antigos estavam começando a praticar bullying com os sotaques diferentes. Senti que precisava fazer algo a respeito e montei a peça”, disse Cida Paixão, professora de teatro.
Caravana da Juventude chega a Vila Brasil hoje
A 14ª edição da Caravana da Juventude, realizada pela Prefeitura de Itaboraí, chega, hoje, a Vila Brasil, no Educandário Cecília Pinheiro. Das 9h às 16h, os jovens do município poderão se exercitar em parkour, slackline, rampa de skate, voleibol e participar dos festivais de talentos e de pipas e da Batalha dos Passinhos.
“Gostaria de convocar toda a população de Itaboraí para participar deste evento. A caravana está aberta às pessoas de todas as idades”, disse Henrique Souza, coordenador da Juventude.
O Festival de Talentos reúne pessoas e grupos de canto e dança. A Batalha dos Passinhos, com movimentos específicos, classifica, ainda, os três melhores para a grande final do ano, a ocorrer em dezembro.
As inscrições são realizadas durante o evento, devendo os jovens portar identidade e comprovante de residência em Itaboraí. Os menores de 14 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais.
A Caravana da Juventude é organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Desde fevereiro de 2014, quando foi criada, já foram realizadas 13 edições, atendendo a cerca de 10 mil pessoas. O Educandário fica na Rua Santa Catarina, 9.